Cabeleireiro brasileiro participa da posse de Trump a convite da chefe de gabinete: ‘Mistura de honra e emoção’

Brasileiro participa da posse de Trump a convite da chefe de gabinete do presidente: ‘Honra e emoção’

Como brasileiro e cidadão dos Estados Unidos, Juliano Villela descreve uma sensação de honra e emoção por fazer parte do evento. O convite veio de sua cliente, com quem ele trabalha há dois anos.

Brasileiro, cabeleireiro da chefe de gabinete de DE participa da posse do presidente

O brasileiro Juliano Villela, cabeleireiro que chegou aos Estados Unidos com apenas 300 dólares na carteira aos 18 anos, participou da posse do presidente eleito Donald Trump nesta segunda-feira (20). O convite, que o surpreendeu, foi feito pela cliente Susie Wiles, agora chefe de gabinete do governo dos Estados Unidos. “Uma mistura de honra e emoção”.

Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos EUA e retorna à Casa Branca após quatro anos. Durante o discurso, ele afirmou que liderará o país em direção ao fim de uma “era de escuridão”.

Trump reconheceu os muitos desafios que terá pela frente e, em referência ao atentado que sofreu durante a campanha eleitoral no ano passado, declarou: “Fui salvo por Deus para tornar a América ótima novamente”, em alusão ao seu slogan “Make America Great Again” (Maga).

CONVITE INESPERADO

Em entrevista ao DE, ainda no evento, o cabeleireiro explicou que está se sentindo muito feliz com a oportunidade. “[Me] sentindo superpatriota, representando o Brasil. Passa uma história [na cabeça] desde que eu cheguei aqui há 20 anos. Estou muito feliz”.

Juliano Villela é brasileiro e cabelereiro da chefe de gabinete de Trump. Ele foi convidado por ela para estar na posse do presidente norte-americano. Villela contou que estaria acompanhando a posse de Trump no Capitólio, mas, por causa do frio, foram levados para a Capital Arena. “É uma emoção estar aqui presente. Pena que não estou no Capitólio, mas por causa da temperatura, a maioria das pessoas convidadas se mudaram para cá”.

IDA AOS EUA

Em fevereiro de 2002, Juliano morava em Santos, no litoral de São Paulo, e havia acabado de passar no vestibular para uma faculdade de Direito. Apesar disso, decidiu largar tudo e ir sozinho para um país desconhecido. Hoje aos 41 anos, ele é uma referência no tratamento com produtos naturais brasileiros e atende celebridades, como a apresentadora Martha Stewart e Susie Wiles. A chefe de gabinete do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza tratamentos capilares com ele há mais de dois anos.

Juliano e Susie Wiles têm relação amigável, segundo o cabeleireiro. No cenário atual em que se encontra, o brasileiro considera estar vivendo o “American Dream” na vida pessoal – o “Sonho Americano” é um termo popular que se refere ao sucesso e à prosperidade. “Participar da posse de um presidente dos Estados Unidos é, sem dúvida, uma experiência extraordinária e cheia de significado para mim. Como brasileiro e cidadão americano sinto uma mistura de honra e emoção ao fazer parte de um evento tão emblemático na história do mundo”, disse.

O CONVITE

Tradicionalmente chamada de “Inauguration Day” (ou “Dia da Inauguração,” em português), a data celebra as cerimônias de posse dos presidentes e vice-presidentes dos Estados Unidos. O evento ocorrerá do lado de dentro do Capitólio, em Washington, reunindo celebridades e aliados de Trump. Em entrevista ao DE, Juliano explicou que tem uma relação amigável com Wiles, que foi anunciada como chefe de gabinete do novo governo presidencial. Ele trata o cabelo dela, da raiz ao comprimento, há quase três anos. E foi durante um atendimento, em setembro de 2024, que o convite surgiu. Na ocasião, Susie ainda era estrategista na campanha de Trump, mas o cabeleireiro brincou sobre comparecer à posse em caso de vitória. Para a surpresa dele, Susie confirmou que o chamaria. Em novembro, quando ainda não havia o resultado oficial, ela reforçou o convite.

Juliano Villela se tornou um cabeleireiro de sucesso após chegar nos EUA com 300 dólares e sem inglês. Para se manter no país durante os três primeiros meses, quando ainda era um jovem, Juliano prestou serviço para uma empresa de limpeza durante o dia e trabalhou em um restaurante na parte da noite. Neste período, dividiu um apartamento de dois quartos com oito brasileiros. Em 2003, Villela conheceu Jefferson Lima, então cabeleireiro de um salão conhecido nos EUA, o Peter Coppola. “Ele me ofereceu um trabalho para limpar o salão e servir café. Foi assim que comecei a minha jornada no ramo da beleza”, lembrou. Villela começou a ser treinado para o cargo de auxiliar de cabeleireiro após um funcionário faltar, pois estava doente. Sempre preocupado com a saúde dos cabelos das clientes, ele se especializou em cosmetologia e tratamento dos fios e couro cabeludo com produtos naturais. Pouco tempo depois, o brasileiro se tornou o responsável pela área de tratamento capilar com produtos naturais de todos os salões de Peter Coppola nos EUA e também representante da Laces – uma marca brasileira sustentável – no país.

Todo o esforço e dedicação de Juliano Villela o levaram a alcançar o sucesso nos EUA, tornando-se um profissional respeitado com uma clientela de celebridades influentes. Sua participação na posse de Trump é um marco em sua carreira e uma oportunidade única de representar o Brasil e os Estados Unidos em um evento histórico. Com um histórico de superação e determinação, o cabeleireiro brasileiro é um exemplo do tão almejado “American Dream”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp