Governo buscará convergências para lidar com Trump, indica ministra
Sobre declarações de Trump quanto à dependência do Brasil em relação os Estados Unidos, a ministra Maria Laura da Rocha afirmou que Trump pode falar o que quiser. Ela enfatizou que o governo brasileiro procurará trabalhar com as convergências que tem com a gestão de Donald Trump, que assumiu a presidência do país norte-americano nessa segunda-feira (20/1), sucedendo o democrata Joe Biden.
A ministra abordou a questão em resposta a perguntas de jornalistas sobre a declaração de Trump a respeito da relação com o Brasil. O presidente afirmou que a relação com o Brasil é excelente e que o país precisa mais dos Estados Unidos. Maria Laura da Rocha ressaltou que o governo brasileiro vai analisar as decisões do novo governo, buscando trabalhar com as convergências existentes.
Sobre as declarações de Trump, a ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores destacou que ele pode expressar sua opinião livremente, pois é o presidente eleito dos Estados Unidos. Ela afirmou que o governo brasileiro está confiante de que, apesar das divergências, tudo se resolverá positivamente, uma vez que buscam apoiar as convergências existentes entre os dois países.
A declaração da ministra ocorreu após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual participaram diversos membros do governo brasileiro, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. A busca por convergências e o apoio mútuo foram ressaltados no encontro.
O presidente dos Estados Unidos iniciou seu mandato revogando diversas medidas das gestões anteriores, incluindo a saída do país do Acordo de Paris. As ações e pronunciamentos de Trump geraram críticas, como as da ministra Marina Silva, que apontou desafios futuros com base nas decisões do novo governo. A posse de Trump como o 47º presidente norte-americano aconteceu no Capitólio, em Washington D.C., no dia 20 de janeiro.
Para acompanhar as notícias do DE, fique por dentro de tudo no canal de notícias no Telegram. Acompanhe as atualizações e mantenha-se informado sobre os desdobramentos das relações entre Brasil e Estados Unidos. O governo brasileiro segue atento às convergências e disposto a dialogar com a administração de Trump. Juntos, os dois países buscam encontrar soluções que beneficiem ambos os lados.