David Almeida afirma que vai entregar 576 moradias em conjunto habitacional até maio após deslizamentos em Manaus
Conforme declarado pelo prefeito, as mais de 1,6 mil áreas de risco da cidade serão contempladas com as moradias. As declarações foram feitas por Almeida em entrevista ao JAM1 desta terça-feira. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que pretende entregar 576 moradias no programa “Minha Casa, Minha Vida”, até maio de 2025, em resposta aos deslizamentos que resultaram em mortes, feridos e desabrigados na cidade. A entrevista completa pode ser assistida acima.
Um trágico deslizamento de terra resultou na morte de Jeferson Araújo, 30 anos, e sua filha Ester Amorim, 8 anos, além de causar ferimentos em outras pessoas no domingo (19), no bairro Redenção, em Manaus. O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que serão entregues 576 moradias no Parque das Tribos na primeira semana de maio. Ele ainda destacou que as ocupações irregulares na cidade contribuem para os deslizamentos.
De acordo com Almeida, as áreas de risco na capital são resultado das ocupações desordenadas e a prefeitura está trabalhando em parceria com o Governo Federal para disponibilizar moradias e realizar obras de contenção. O prefeito informou que já foram realizadas 32 ações semelhantes em quatro anos e que estão em processo de licitação mais 13 pontos, no valor de R$ 67 milhões, para conter os riscos em áreas vulneráveis.
O prefeito manifestou preocupação com a necessidade de investimentos para evitar futuros deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade. Almeida destacou que mesmo com recursos disponíveis para construção de moradias, obras de contenção e planejamento urbano, a situação ainda exige ações contínuas para minimizar os efeitos dos desastres. Recentemente, um deslizamento de terra no bairro Redenção resultou na morte de uma família e deixou outras pessoas feridas.
Após o desabamento, o prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, esteve no local e apontou uma ligação clandestina de água como possível causa do deslizamento. A Defesa Civil está conduzindo uma investigação para determinar as razões por trás dessa tragédia. O deslizamento no bairro Redenção mobilizou equipes de resgate e causou comoção na região.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está organizando a realocação de famílias afetadas e um programa de doações para apoiar os moradores atingidos pelo deslizamento. A população pode ajudar com doações de roupas, alimentos não perecíveis e outros itens, que podem ser entregues na sede da Semasc ou em pontos específicos de arrecadação na cidade. A solidariedade é fundamental nesse momento de reconstrução e apoio às vítimas.