Altas temperaturas em Belo Horizonte batem recorde pelo quinto dia consecutivo

Diário do Estado tem registrado altas temperaturas em Belo Horizonte, batendo recorde pelo quinto dia consecutivo. Nesta terça-feira (21), a temperatura atingiu 34,4º C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após um período com grande quantidade de chuva, os termômetros não pararam de subir desde a última sexta-feira (17). No dia anterior, a máxima havia chegado a 33,7ºC.

O calor intenso é resultado de uma forte massa de ar quente continental que se estabeleceu, mantendo as temperaturas elevadas em todo o estado. Cidades do interior também têm enfrentado altas temperaturas, como Coronel Pacheco, na Zona da Mata, onde a máxima alcançou 38,5ºC nesta terça-feira.

Diário do Estado informa que a população tem buscado alternativas para se refrescar, como as fontes da Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. As pessoas aproveitam o espaço para amenizar os efeitos do calor intenso, como mostra a imagem registrada por Maíra Cabral.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem ao longo da semana. Janeiro já contabiliza sete dias com temperaturas acima dos 30ºC em BH, de acordo com os registros do Inmet. Além do calor, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de pancadas de chuva para a manhã desta quarta-feira, com previsão de 20 a 30 mm de chuva, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. É importante estar atento aos avisos meteorológicos para se precaver de eventuais consequências das mudanças climáticas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp