Carteira de Trabalho Digital agora centraliza consulta a vagas de emprego do Sine

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital, desenvolvido pelo governo federal, passou a disponibilizar um serviço para consulta de vagas de emprego ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Essa funcionalidade substitui o extinto aplicativo Sine Fácil e visa centralizar os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego em uma única plataforma.

Para acessar as oportunidades, o trabalhador deve atualizar seus dados pessoais e objetivos profissionais no aplicativo, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. A atualização pode ser feita na seção “maleta” ou na aba “emprego”, e as vagas são exibidas no item “vagas de emprego”. Caso tenha interesse em alguma posição, o usuário pode seguir as orientações na opção “processos seletivos”.

Além de facilitar a intermediação entre empregadores e candidatos, o app envia notificações sobre novas vagas compatíveis com o perfil do trabalhador. Essa ferramenta também oferece serviços adicionais, como consulta a contratos de trabalho, vínculos anteriores, extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), seguro-desemprego, abono salarial, notificações de qualificação profissional e um canal para denúncias trabalhistas.

O aplicativo, que exige login pelo Portal Gov.br, já é o serviço mais acessado do governo federal, acumulando mais de 724 milhões de acessos em 2024 e 81 milhões de usuários cadastrados desde seu lançamento. A plataforma também pode ser acessada pelo Portal Emprega Brasil, oferecendo uma alternativa para consulta às mesmas funcionalidades.

Com a integração e modernização do sistema, o governo busca tornar o processo de busca por empregos mais ágil e eficiente, aproximando trabalhadores e empregadores em todo o país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp