A Promotoria de Justiça do Estado do Ceará está conduzindo uma investigação sobre um deputado estadual cearense que estaria envolvido em um esquema de funcionários fantasmas em seu gabinete. O deputado Julio Cesar Filho afirma que continua trabalhando para cumprir seus compromissos com os cidadãos do Ceará e colaborando com o Ministério Público (MP). A investigação indica que esse esquema envolveria o repasse de salários de assessores parlamentares para quitar uma dívida feita pelo deputado com um advogado que atua como agiota.
Durante a fase da operação, realizada em conjunto com a Polícia Civil, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, direcionados a servidores atuais e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Todos os detalhes do caso estão sob sigilo, mas as investigações continuam em andamento para esclarecer as circunstâncias desse esquema fraudulento.
O modus operandi do esquema consistia em empréstimos financeiros realizados pelo deputado junto a um advogado agiota, que posteriormente indicava nomes para ocuparem cargos de assessores parlamentares no gabinete do deputado. Os assessores “fantasmas” indicados eram responsáveis por repassar parte de seus salários ao advogado, a fim de saldar as dívidas contraídas pelo deputado.
Os mandados de busca foram executados nas residências dos suspeitos, localizadas em Fortaleza e Maracanaú, resultando na apreensão de celulares, computadores e documentos que serão cruciais para as investigações em curso. Apesar de não ter sido diretamente citado pelo MP, o deputado Julio Cesar Filho emitiu uma nota pública afirmando que não foi alvo de qualquer operação do Ministério Público.
O G1 solicitou um posicionamento oficial da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e aguarda um retorno sobre o assunto. É importante aguardar os desdobramentos dessa investigação para que sejam apuradas todas as informações e responsabilidades envolvidas nesse esquema de funcionários fantasmas no gabinete do deputado estadual. Estamos comprometidos em trazer transparência e seriedade para todos os cidadãos cearenses, mantendo a integridade e a confiança em nossas instituições políticas.