Em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, um bolo de reis preparado para uma confraternização de Natal resultou na hospitalização de seis pessoas da mesma família e na morte de três delas. A tragédia ocorreu no dia 23 de dezembro, quando Zeli Teresinha Silva dos Anjos, de 61 anos, moradora de Arroio do Sal, fez o bolo que fazia parte de uma tradição familiar.
A investigação da Polícia Civil revelou que a farinha utilizada no preparo do bolo estava envenenada com arsênio. A suspeita de ser responsável pela contaminação é a nora de Zeli, que está presa temporariamente. Durante o depoimento, a sogra afirmou que a farinha foi contaminada um mês antes das mortes.
Segundo Zeli, no dia 20 de novembro, ela e a nora estavam conversando na cozinha. No local havia duas farinhas: uma com pacote cheio e outra quase no fim. O último teria sido usado pela vítima no preparo do tradicional bolo familiar.
Veneno em marido e filho
Além dos familiares mortos, uma análise em amostra de urinas do filho e do marido da suspeita detectaram a presença de resíduos de arsênio. Em depoimento, o cônjuge da mulher contou que, em outubro de 2024, precisou ir ao hospital após uma intoxicação alimentar causada por um suco de manga.
O único veneno encontrado na residência da suspeita foi um inseticida. Análises laboratoriais confirmaram o envenenamento no dia 27 de dezembro. Uma quarta pessoa da família, o sogro da suspeita presa, morreu em setembro supostamente por intoxicação alimentar, conforme comprovado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) após a exumação do corpo.
Vítimas fatais
As vítimas fatais foram Neuza Denize Silva dos Anjos, 65 anos, Maida Berenice Flores da Silva, 59 anos, e Tatiana Denize Silva dos Anjos, 47 anos, filha de Neuza. Além delas, o marido de Maida foi hospitalizado, mas recebeu alta após atendimento. Zeli, que preparou o bolo, ficou hospitalizada e recebeu alta na manhã de 10 de janeiro.
Um menino de 10 anos, neto de Neuza e filho de Tatiana, também foi hospitalizado por vários dias, mas já recebeu alta e está em casa. A Polícia Civil encontrou diversos produtos vencidos na casa de Zeli, incluindo a farinha utilizada para o bolo.