Vídeo: câmera flagra momento em que guarda morto por engano pela PM em Piracicaba é baleado
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP, ele foi confundido com suspeito de furto. Caso está sob investigação.
Guarda morre baleado por engano pela PM durante buscas a suspeito de furto em Piracicaba
Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que o guarda civil municipal (GCM) de Iracemápolis (SP), Antônio Marcio Costa Oliveira, morto por engano pela PM, é alvejado pelas costas em cima do telhado de um clínica no Bairro Alto, região central de Piracicaba (SP). No vídeo, é possível ver que após os disparos, o agente cai de cima do imóvel.
O caso ocorreu durante buscas da Polícia Militar por um suspeito, em Piracicaba na tarde desta quarta-feira (22). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o guarda foi alvejado por engano. A Polícia Militar informou que o caso será “rigorosamente investigado”. Perícias foram realizadas no local e o caso também será apurado pela Polícia Civil.
Segundo apuração da EPTV, o guarda municipal estava de folga da corporação no dia do ocorrido e fazia a segurança participar para a clínica, onde trabalhava há cerca de 15 anos. Dois suspeitos teriam tentado furtar um outro imóvel perto do Teatro Municipal Dr. Losso Netto e, durante a fuga, entraram na clínica para se esconder. O agente teria sido avisado por uma funcionária do estabelecimento de que havia um suspeito dentro do local. O GCM, ainda conforme relato de testemunhas, chegou a falar com o criminoso enquanto ele tentava fugir, mas foi alvejado nesse intervalo.
Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, relatou à EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, que escutou os disparos. A clínica onde o guarda trabalhava está fechada, nesta quinta-feira (23), para limpeza do local.
O velório do guarda Antonio Marcio Costa de Oliveira está previsto para esta quinta-feira (23), das 14h às 17h, no Crematório Memorial Metropolitano de Piracicaba. O enterro deverá ocorrer nesta sexta-feira (24), às 10h no cemitério da Vila Rezende.
A Polícia Civil ainda não deu detalhes sobre o início das investigações. A PM também não deu detalhes sobre a apuração aberta e se foram adotadas medidas inicias em relação aos policiais militares envolvidos. As imagens de câmeras de segurança do local, citadas pela Polícia Militar, ainda não foram divulgadas. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia sido localizado o segundo envolvido no furto.