Prefeitos da base de Tejota deixam de apoiar o deputado e continuam com José Eliton

Na manhã desta quinta-feira (12), prefeitos de diferentes regiões do Estado que apoiavam o deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) e acompanhavam sua vida pública, se encontraram para anunciar que não estarão mais ao lado do deputado e confirmar que apoiarão a candidatura de José ELiton (PSDB).

Após a repentina saída de Tejota da base aliada do governo e o anúncio de seu nome na chapa de Ronaldo Caiado (DEM) para disputar a vaga de vice-governador, prefeitos que formavam a base eleitoral do parlamentar, anunciaram que não estarão mais ao lado de Tejota e que apoiarão a candidatura do atual governador.

Os gestores municipais se declararam assustados com a notícia e ainda destacaram que foram pegos de surpresa. “Foi uma decisão tomada de forma repentina, que pegou a todos nós prefeitos de surpresa; mas isso não vai interferir nosso projeto, que é o apoio ao governo. Tivemos uma reunião muito proveitosa com o governador José Eliton, em que todos os prefeitos reafirmaram apoio ao governador. E agora vamos trabalhar ainda mais pelo governador. Em time que está ganhando não se mexe. Já temos 20 anos de progresso com Marconi, e agora teremos mais quatro com José Eliton”, salientou o prefeito de Santa Cruz, Mateus Félix (PRTB).

“Ele deixou o partido, foi para o PROS e depois para outro rumo, sem nos perguntar. Só chegou a notícia. A gente perdeu o chão, porque ele era um deputado assíduo, presente. Nós já tínhamos fechado com a base. Anicuns permanece na base junto com o governador José Eliton e ex-governador Marconi Perillo. José Eliton tem o melhor projeto para Goiás e para o nosso município. Nós vamos continuar na base, porque é o compromisso que tínhamos feito com muita humildade”, afirmou, o prefeito de Anicuns, José Jorge de Souza, o Zé da Ferragista (PSD).

“Ele foi da base toda a vida, defendendo o nome do nosso governador, o nome do governo. Ele nem fez uma reunião, só falou pelo WhatsApp. Cadê a lealdade com a gente? Isso não existe. E se ele vier me pedir, jamais trabalharei para o Caiado. Sou Marconi e José Eliton”, enfatizou a prefeita de Montividiu do Norte, Cirinha da Farmácia (PTB).

Estiveram presentes na reunião o prefeito de Anicuns, José Jorge de Souza, o Zé da Ferragista; a prefeita Baliza, Fernanda Nolasco; prefeito de Campinaçu, Milson Alves; prefeita de Caturaí, Divina Zago; prefeita de Formoso, Alessandra Souza; prefeito de Hidrolina, Osvaldo Moreira; prefeito de Santa Cruz, Mateus Felix; prefeito de Trombas, Agostinho de Nóbrega; prefeito de Uirapuru, Ailton Neri; prefeita de Montividiu do Norte, Jacira Martins; o vice-prefeito de Firminópolis, Paulo Henrique Fernandes, e o ex-prefeito de Anicuns, Manezinho.

Com informações do Jornal Opção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp