Pré-candidato ao Plantalto, Domingos Afif defende reforma eleitoral em visita à Goiânia

O ex-ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Brasil no governo Dilma Rousseff (PT) e pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD), Guilherme Afif (PSD-SP), esteve em Goiânia nesta quinta-feira (12) para um evento na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O pré-candidato deu uma palestra sobre o cenário político e econômico do país.

Em sua fala, o pré-candidato explicou que o voto distrital iria descentralizar a estrutura do País e promover a conexão entre os representantes políticos e o eleitor. Quanto à reforma federativa, o objetivo é definir os papéis e os recursos dos municípios, dos Estados e da União. “Hoje nós temos um estado que não cabe no orçamento da nação. Tanto é que estão tentando, cada dia mais, aumentar impostos e não conseguem. Então aumenta a dívida porque continua gastando. Isso tem que parar”, salientou Afif.

Outra base da proposta de Afif tange o investimento nas funções básicas do Estado: educação e saúde, para garantir igualdade de oportunidades. Bem como a garantia de direitos por meio, principalmente, da justiça e da segurança. E por fim, infra-estrutura para o desenvolvimento, que são áreas como saneamento, transporte e energia.

Segundo o pré-candidato, tudo que estiver fora desses pilares, devem ser diminuídos, fechados e reduzidos porque não são a prioridade no momento atual brasileiro.  “O que não estiver contido nisso, fecha, diminui o tamanho, porque tem muita gente não fazendo nada”, afirmou.

A falta de dinheiro para as campanhas nacionais, como um todo, será compensada pela intervenção política da base nos Estados, garantiu o pré-candidato. “Para a eleição nacional haverá um pacto direto entre os candidatos e o povo. No estado você pode ter eleitor que vota em um candidato local e em outro para o nacional, porque foi o candidato que o convenceu”, explicou Afif.

Afif recusou grandes coligações para chegar à Presidência da República e chamou essas megacoligações de “Unidos da Lava Jato”. Ele entende a formação como um ajuntamento de legendas e não uma aliança programática.  Apesar do próprio presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, preferir aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin (SP) e o PSD em Goiás compor a base aliada do governador José Eliton, Afif diz que não desistirá da pré-candidatura. “Sou candidato até para poder ajudar outros correligionários em vários estados”, ratificou.

Presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha fez a recepção de Afif Domingos em Goiânia, ao lado de empresários que integram a Acieg. “Afif é um grande homem, um apóstolo de que as pequenas e a médias empresas são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do país. É um desses raros sábios que, além de interpretar o Brasil, trabalham, de maneira pragmática, para melhorá-lo, para requalificá-lo.”

Para Rocha, o pré-candiato tem ideias práticas de como organizar o País. “Avesso aos matizes do populismo, é um homem que tem ideias práticas de como reorganizar o país, dando importância ao mercado, mas sem desprezar o social. Ele entendeu, como poucos, que as pequenas e médias empresas são o pulmão da economia brasileira. Diria que Afif é um estadista”, salientou Vilmar Rocha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp