As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 terão início na sexta-feira, 24, e se encerrarão às 23h59 do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília. O processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Requisitos para candidatura
Candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2023, com média superior a 450 pontos e sem nota zero na redação. Além disso, é necessário ter completado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral ou parcial, ou ter cursado parcialmente em escola pública.
Pessoas com deficiência (PCD) e professores da rede pública de ensino também podem se inscrever para cursos específicos. O Prouni oferece 338.444 bolsas em 403 cursos em 1.031 instituições privadas, sendo 203.539 integrais e 134.905 parciais.
Áreas com maior oferta de bolsas
As maiores ofertas de bolsas estão nas áreas de Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física. Os critérios de renda variam conforme o tipo de bolsa, não se aplicando aos professores que concorrem às vagas de licenciatura e pedagogia.
Os candidatos devem escolher entre ampla concorrência ou cotas específicas durante a inscrição e não podem concorrer se participaram do Enem 2024 como treineiros. Os interessados precisam de uma conta no Gov.br para efetuar o login e acessar o portal.