Kanté: o ex-catador de lixo que vai disputar a final da Copa

Kanté ralou muito para limpar Paris.  Há exatos 20 anos, o menino N’Golo Kanté andava pelas ruas de Paris recolhendo o lixo da festa pelo primeiro título francês na Copa. Neste domingo, o filho de imigrantes do Mali, que vendia latas e garrafas para reciclagem, estará em campo para tentar o bicampeonato com sua seleção – e como um dos grandes destaques do torneio.

Os atos humildes são herança de uma infância difícil. Kanté perdeu o pai aos 11 anos. Quando ingressou no futebol amador, a estatura impediu que grandes clubes franceses lhe dedicassem atenção. A dúvida de todos também era dele.  A Copa do Mundo de 1998 rendeu muito trabalho a Kanté. Aos sete anos de idade, o menino nascido em Paris, filho de imigrantes de Mali, recolhia lixo nas ruas para depois enviar a uma empresa de reciclagem. Era sua contribuição com a família humilde. O plano B de Kanté foi o curso de contabilidade. Aos 18 anos ele recebeu o bacharelado, e depois ainda estudou mais dois anos.

“Ele é reservado, calmo, tímido. Fica jogando cartas. Nós nos falamos, damos conselhos. É uma relação especial. Brincamos muito. Ele é muito gozador. Eu me dou muito bem com ele, com todo mundo. Cada um tem sua personalidade. Mas nos damos muito bem” diz o jogador e também amigo Pogba.

A Copa do Mundo Rússia 2018 chega ao fim neste domingo, 15, com uma cerimonia de encerramento que se iniciará 30 minutos antes do jogo. A partida entre França e Croácia , será no Estádio Luzhniki, em Moscou., ás 12h horário de Brasília.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp