Fuga em Trindade: Esposa de detento confessa ter levado explosivos em visita ao presídio

Após a fuga dos 19 detentos do presídio de Trindade, a equipe da Rotam identificou a esposa de um deles, que confessou ter levado os explosivos para o presídio em uma das visitas. Akylla Ferrao Antunes contou aos policiais sua participação no atentado. Ela teria entrado com dez artefatos explosivos, usando outras esposas de detentos, e com cordel detonante em suas partes íntimas.

A identificação aconteceu após a polícia receber informações que parte dos fugitivos teriam utilizado um Honda Civic de cor escura para fugir. A equipe encontrou um veículo com as mesmas características abandonado em uma estrada de acesso ao presídio com a chave na ignição. Ao deslocar o carro para um bairro próximo, três mulheres se aproximaram em um outro carro e uma delas informou que seu veículo Honda Civic teria sido roubado durante a fuga. Desconfiados da versão, a equipe acabou reconhecendo a mulher como sendo esposa de um detento que estava preso no presídio de Trindade-GO.

Segundo a mulher, eles iriam fugir em seu veículo e o abandonariam em uma estrada paralela. Também informou que em sua casa teria um artefato explosivo e munições. Na residência na cidade de Palmeiras de Goiás, foram apreendidas munições calibre .380 , .556 e .762, rádio HT, máscara balaclava e um artefato explosivo.

Dando sequência às buscas, a equipe da Rotam encontrou um homem no local da fuga no Sistema Prisional de Trindade. Segundo a polícia, o homem estava bem nervoso com a presença deles e durante a abordagem, percebeu-se que o homem portava uma chave de um veículo Honda Civic. O homem acabou confessando que foi até o presídio para levar a chave do veículo Honda para Akylla e que quem teria contratado ele seria um homem pertencente a uma Facção Criminosa responsável pelo tráfico de drogas. Na residência do homem identificado como Thiago Estênio, foi encontrado cerca de um kilo de maconha. Até o momento, quatro pessoas foram presas por envolvimento no crime.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp