Estádio Azteca em reforma para Copa do Mundo de 2026: preparativos a todo vapor

estadio-azteca-em-reforma-para-copa-do-mundo-de-20263A-preparativos-a-todo-vapor

Faltam exatos 500 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2026. O jogo de abertura será no Estádio Azteca, na Cidade do México. Palco de cinco partidas do torneio e fechado desde abril do ano passado para reformas, o mítico estádio segue com obras a todo vapor. A estimativa é que a remodelação termine em 2025.

A Cidade do México irá implementar melhorias na infraestrutura de mobilidade, como mais vagões para o trem rápido, ônibus elétricos e mudanças no tráfego. Além disso, haverá perímetros de segurança nas imediações do estádio, para evitar congestionamentos.

Segurança é a maior prioridade do México. O governo trabalha numa estratégia em coordenação com os Estados Unidos e Canadá, com medidas internas para agilizar processos migratórios. Isso acontece ao mesmo tempo em que a administração do presidente Donald Trump deporta milhares de imigrantes ilegais.

O Estádio Azteca recebeu duas finais de Copa do Mundo, em 1970 e 1986. Na primeira, os mexicanos viram o apogeu de Pelé com a camisa da seleção brasileira, liderando a equipe na goleada por 4 a 1 sobre a Itália na decisão. Em 1986, a Argentina de Maradona venceu a Alemanha por 3 a 2.

Os estádios devem estar prontos para a Fifa até um mês antes do início do torneio. Representante do governo perante a Fifa, Gabriela Cuevas assegurou em entrevista ao jornal “Record” que as arenas do país estarão disponíveis antes disso.

Com 39 dias de duração e 104 partidas, a Copa de 2026 será a mais longa já realizada. Esse Mundial terá 48 seleções, divididas em 12 grupos na fase inicial. Os dois melhores países de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata. Esta etapa nova, com 32 seleções, apontará as classificadas para as oitavas.

A primeira Copa do Mundo organizada por três países — Canadá, Estados Unidos e México — terá jogos em 16 cidades: 11 nos Estados Unidos, duas no Canadá e três no México.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp