O programa de sustentabilidade, Luz Solidária Enel,está com edital aberto até quarta-feira (18), para inscrição de entidades, associações ou organizações não governamentais (ONGs) submeterem projetos e concorrerem ao apoio financeiro do programa.
Os projetos selecionados nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás receberão, ao todo, cerca de R$ 2 milhões. Para isso, precisa ter caráter social e se encaixar nas categorias Meio Ambiente, Geração de Renda, Capacitação ou Direitos Humanos, sendo executado a partir de janeiro de 2019.
O Programa Luz Solidária, criado em 2009, faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e concede descontos de 50% na compra de eletrodomésticos com selo Procel “A” para consumidores residenciais que queiram trocar seus eletrodomésticos. Além desses descontos, contribui com o desenvolvimento de projetos sociais parceiros, estimulando melhorias nas condições socioeconômicas de comunidades, por meio de incentivos financeiros a projetos sociais. Ao promover a troca de equipamentos antigos por outros novos e mais eficientes, o programa também contribui para a preservação do meio ambiente.
Desde a sua criação, em dezembro de 2009, o Programa Luz Solidária já trocou cerca de 62 mil eletrodomésticos, concedeu aproximadamente 31 milhões de bônus aos clientes residenciais e ofertou quase R$ 7,3 milhões a 224 projetos no Ceará, em Goiás e no Rio de Janeiro.