Fernanda Torres pede desculpas por uso de “blackface” em esquete de 20 anos atrás

design-sem-nome-2025-01-27t111942.378

A atriz Fernanda Torres, 59, emitiu um pedido público de desculpas pelo uso de “blackface” em uma esquete exibida no programa Fantástico há cerca de 20 anos. A cena, que voltou a circular recentemente na internet, mostra a atriz interpretando uma empregada doméstica com o corpo pintado de preto.

“Há quase 20 anos, eu apareci usando blackface em uma esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Lamento imensamente por isso. Estou fazendo essa declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e mal-entendido”, declarou Torres ao portal Deadline.

A atriz explicou que, na época, a percepção pública no Brasil sobre o racismo e o significado histórico do “blackface” era limitada, mesmo com os esforços dos movimentos negros. “Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a consciência sobre a história racista e o simbolismo do blackface ainda não havia alcançado o entendimento do público geral no Brasil”, afirmou.

Torres também destacou que, atualmente, graças a uma maior conscientização cultural, está claro que o uso do “blackface” é inaceitável em qualquer contexto. Ela ressaltou que o assunto é relevante para evitar a perpetuação de práticas racistas.

Indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, Fernanda Torres reiterou seu compromisso com a luta contra o racismo. “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca pelas mudanças essenciais para vivermos em um mundo livre de desigualdade e racismo”, concluiu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp