DE Ceará anuncia nova sede com cursos inovadores e concurso para professores

de-ceara-anuncia-nova-sede-com-cursos-inovadores-e-concurso-para-professores

O DE Ceará está prestes a inaugurar sua nova sede, com previsão de conclusão das obras em 2026 e início das atividades com os primeiros alunos em 2027, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana. O Comandante da Aeronáutica, tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, revelou que o concurso para contratação de professores para o DE terá cerca de 90 vagas. Os aprovados passarão por um treinamento na renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, antes de assumirem suas funções na instituição.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a próxima etapa das obras, realizada nesta segunda-feira (27), o governo federal destacou o adiantamento das obras. A primeira fase foi iniciada em setembro de 2024, com previsão de conclusão para abril de 2025, mas já foi finalizada. Assim, foi autorizada a segunda etapa, que deverá ser finalizada até dezembro de 2026, com um investimento de R$104 milhões. Contudo, segundo Camilo Santana, a construtora afirmou que a conclusão poderia ocorrer já em março de 2026.

O novo campus do DE Ceará contará com uma área total de 18.568,59 m², dividida em blocos de alojamentos e cursos de engenharia. Os alojamentos terão capacidade para acomodar até 80 alunos, com acomodações acessíveis para pessoas com deficiência, enquanto os cursos de engenharia contarão com laboratórios, salas de aula, auditórios, salas de reunião, biblioteca, entre outros espaços.

Na segunda etapa das obras, está prevista a reforma dos blocos da base aérea, prédios administrativos e acadêmicos, hotel de trânsito, bloco de saúde, bloco de apoio, rancho, e outras estruturas necessárias. Essa nova sede, localizada na Base Aérea de Fortaleza, é a primeira do DE fora de São Paulo e oferecerá cursos inéditos como Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, num investimento total de R$180 milhões.

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz, anunciou durante o evento em Fortaleza que o edital para o concurso público dos professores do DE Ceará será lançado em breve. Cerca de 90 professores serão contratados, passarão por formação na Universidade de Harvard e se dedicarão aos cursos oferecidos pela instituição. O DE Ceará tem como expectativa futura expandir seus cursos para incluir Bioengenharia e um programa de pós-graduação, além dos já anunciados Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, contribuindo para o avanço do ensino e pesquisa na região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp