Esquema de grilagem de milhares de terras está sendo investigado no Maranhão após uma série de assassinatos chocantes que chocaram a população local. Uma operação realizada nesta segunda-feira (27) resultou na prisão de três homens suspeitos de participar do esquema criminoso.
A Polícia Civil realizou a ação na região de Barra do Corda, localizada a cerca de 444 km de São Luís. Segundo as autoridades, os presos teriam envolvimento nos assassinatos de Vaciderlan, conhecido como ‘Valcirzão’, e Rodrigo, que foram mortos a tiros dentro de uma caminhonete no dia 09 de janeiro, no bairro Tamarindo em Barra do Corda.
As investigações apontam que os assassinatos estão relacionados ao esquema de grilagem de terras e à associação criminosa armada que gerou uma disputa por terras na região de Mirador e Fernando Falcão. As vítimas estavam indo contra o esquema criminoso e, por isso, foram alvos da violência.
A polícia solicitou a prisão do grupo criminoso, que foi aceita pela Justiça. A quadrilha é suspeita de estar envolvida na grilagem de até 20 mil hectares de terras na região do entorno de Barra do Corda, com um potencial de venda de R$ 40 milhões. O modus operandi do grupo incluía observação de terras devolutas ou particulares sem certificação, deslocamento de matrículas, falsificação de georreferenciamento e certificações, além de ameaças a posseiros e agricultores familiares.
A operação faz parte da Operação Tellus, que tem como objetivo combater a grilagem de terras e a violência na região. As investigações continuam em andamento e novas fases estão previstas. Até o momento, três suspeitos de serem os mandantes dos assassinatos ainda estão foragidos da Justiça. A polícia segue empenhada em desmantelar o esquema criminoso e trazer justiça para as vítimas e suas famílias.