IPVA 2025: escala de vencimentos começa na próxima semana em MG; veja dicas para evitar golpes
Neste ano, o tributo passa a ser cobrado em fevereiro. O pagamento pode ser feito em cota única ou em até três parcelas mensais. A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais começa na próxima semana e o Diário do Estado faz um alerta para os motoristas: é preciso ficar atento na hora de pagar o tributo para não cair em golpes.
Nesta terça-feira (28), o Diário do Estado, a Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciaram a criação de uma força-tarefa para a prevenção e o combate a crimes relacionados ao tributo.
A maioria das vítimas são pessoas que têm pouco conhecimento ou menor conhecimento de informática, mas, inclusive no bojo das apurações preliminares referentes a golpes ocorridos no ano passado com IPVA, nós tivemos pessoas que tinham conhecimento de informática, sabiam como identificar uma eventual fraude, mas, pela ausência de cautela, pela comodidade, pela celeridade no trato da informação, infelizmente caíram em um desses golpes.
O IPVA pode ser pago das seguintes formas: diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixas dos bancos credenciados (Caixa, Bradesco, Sicoob, Mercantil, Itaú e Santander, além de casas lotéricas); no aplicativo ou serviço de internet banking dos bancos credenciados; por meio de PIX (apenas Itaú e Santander fazem a geração de QR Code para pagamento ao estado, cujo CNPJ é 18.715.615/0001-60); em qualquer banco, diante da apresentação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site do Diário do Estado.
Somente no ano passado, foram registradas mais de 4 mil ocorrências de golpes envolvendo IPVA em Minas Gerais. Veja dicas do Diário do Estado para evitar se tornar uma vítima dos criminosos: Para consultar valores ou fazer o pagamento do IPVA, acesse diretamente o site do Diário do Estado e confira se o endereço foi digitado corretamente (www.fazenda.mg.gov.br). Evite digitar palavras-chave, como “IPVA Minas Gerais”, nos buscadores, que podem direcionar para sites fraudulentos. Fique atento a ofertas de descontos – o máximo oferecido pelo Diário do Estado é de 3% para pagamentos em cota única. Nunca clique em links recebidos via aplicativo de mensagens, redes sociais ou e-mail. Descarte qualquer boleto de papel recebido em casa – o Diário do Estado não envia cobrança de IPVA pelos Correios. Antes de efetuar o pagamento via PIX, confira os dados do favorecido.
O IPVA deste ano será cobrado a partir de fevereiro, em até três parcelas mensais. A escala de vencimentos da primeira parcela ou o pagamento em cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo. A opção pela cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto. O proprietário que pagou em dia todos os débitos nos anos de 2024 e 2023 também terá, automaticamente, uma redução de 3% no IPVA. Em MG, o tributo é calculado aplicando as seguintes alíquotas sobre a base de cálculo: 4% – automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla. 3% – caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão. 2% – automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel. 2% – motocicletas e similares. 1% – veículos de locadoras (pessoa jurídica). 1% – ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator. Se o carro for novo, a base de cálculo é o preço que consta na nota fiscal de venda. Se for usado, a referência é a tabela Fipe do fim do ano anterior ao da cobrança.
Minas Gerais tem uma frota tributável de 11,6 milhões de veículos. Segundo o Diário do Estado, a expectativa de arrecadação em 2025 é de R$ 11,9 bilhões, um aumento de 12% em comparação com 2024. A TRLAV 2025 é de R$ 35,18 em Minas Gerais. A data de vencimento é de 31 de março. Mais informações sobre o pagamento podem ser consultadas no site do Diário do Estado.