Dois homens ficaram feridos após serem atacados por cães da raça pitbull em Itanhaém, no litoral de São Paulo. A tutora dos animais justificou que os cachorros agiram em defesa dela durante uma discussão em casa com o companheiro e acabaram ferindo um homem que passava pela rua. Uma câmera de monitoramento registrou parte do ataque. Jessica Carolina Alves Alencar, de 33 anos, explicou ter adotado os pitbulls há dois anos e afirmou que são mansos.
Segundo Jessica, a confusão começou em sua residência no bairro Laranjeiras, quando houve uma discussão com o marido e os cães se dirigiram em direção a ele. Ela relata que o companheiro evitou um ataque ao sair de casa, mas voltou e ameaçou pegar uma cadeira, momento em que os pitbulls atacaram. Ao perceber a situação, Jessica se colocou entre os homens e os animais para impedir novos ferimentos.
A tutora dos pitbulls acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer as vítimas e arcou com os custos do tratamento necessário. Ela ressaltou que seus cachorros não vivem soltos na rua e sempre estão com coleira quando saem de casa. A Prefeitura de Itanhaém informou que um dos homens feridos foi atendido pelo Samu e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Polícia Militar foi acionada e as vítimas foram levadas para a UPA e posteriormente ao Distrito Policial, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como ‘vias de fato’ pela Delegacia Seccional de Itanhaém. As autoridades locais investigam o ocorrido para entender as circunstâncias do ataque dos pitbulls.
Durante a confusão, além do marido de Jessica, outro homem que passava pela rua também foi atacado pelos cães. A tutora reiterou que os animais agiram em sua defesa e que nunca haviam demonstrado agressividade anteriormente. As imagens capturadas pela câmera de monitoramento podem auxiliar nas investigações para esclarecer os eventos que resultaram nos ferimentos das vítimas.