Turistas usam motos aquáticas para passar por estradas alagadas na cheia do Rio Araguaia

turistas-usam-motos-aquaticas-para-passar-por-estradas-alagadas-na-cheia-do-rio-araguaia

VÍDEO: turistas usam motos aquáticas para passar por estradas alagadas após cheia do Rio Araguaia

Vídeo feito por turistas mostra casas tomadas pela água na zona rural de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia. A cheia do rio é causada por outros rios que deságuam no Araguaia.

Turistas usam motos aquáticas para passar por estradas alagadas após a cheia do Rio Araguaia. Imagem: Sollymar Silva e Daniel Barbosa
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13297357.jpg]

Os turistas usam motos aquáticas para passar sobre estradas alagadas após a cheia do Rio Araguaia, na região rural de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim explica que essa cheia é causada pelos rios que desaguam no Rio Araguaia.

Em um vídeo feito pelos próprios moradores no domingo (26), é possível ver que o volume de água em uma região habitada vai até a metade da altura das cercas que dividem os terrenos. O vídeo mostra ainda as casas tomadas pela água (assista acima).

Um dos turistas que filmou a cheia do Rio Araguaia foi Sollymar Silva. Ele contou ao DE que mora em Goianésia, no centro de Goiás, e vai para a região até três vezes por temporada. Segundo ele, essa região sempre alaga no período de chuvas.

> “As pessoas acham que é perigoso por ser uma enchente. Mas não é aquela enchente igual a que a gente está acostumado a ver em alguns rios, com aquele volume de água que vem derrubando tudo. O rio vai subindo devagar”, relatou.

Outro turista que também registrou a cheia do rio foi Daniel Barbosa, que mora em Porangatu, no norte do estado, e tem uma construção em Luiz Alves. Segundo Daniel, sua propriedade não chegou a alagar, por ter sido feita bem alta. Ele afirmou que cheias como esta acontecem, mas não a esse nível.

> “O Araguaia, quando enche, realmente chega a derramar fora da caixa, que a gente fala assim, mas dessa vez ele encheu mais. Essa região é uma região que o pessoal todo já sabe dessas enchentes. Então, o pessoal que reside lá, que tem construção lá, já estão cientes, tanto que as construções sempre fazem um pouco acima do nível”, explicou.

CAUSA DA CHEIA DO ARAGUAIA

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim explicou ao DE que a cheia do Rio Araguaia não é provocada pelas chuvas. “Não foram as chuvas em Luiz Alves que fizeram o Araguaia transbordar. Na verdade, são os rios que contribuem para o Rio Araguaia que favoreceram a elevação do nível. Então, os níveis ficaram mais elevados e transbordou”, esclareceu.

Segundo Amorim, a população local fica feliz com a cheia do rio por trazer muitos peixes. “Quando a água sai da caixa do curso natural dele espalha sobre aquelas pastagens, aquelas matas, formando pequenos lagos. Os peixes vão para lá até um local de reprodução. Mas quando a água começa a baixar, muitas vezes os peixes não conseguem voltar e corta esse elo do rio com esses pequenos lagos”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp