O Rio de Janeiro está ampliando a vacinação contra a dengue para atender menores de 15 e 16 anos. A partir desta quarta-feira (29), os adolescentes dessa faixa etária já podem buscar a imunização nos postos de saúde da cidade. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de utilizar os imunizantes disponíveis em estoque, que somam cerca de 100 mil doses. O secretário Daniel Soranz confirmou a antecipação da vacinação, que inicialmente estava prevista para iniciar em 31 de janeiro.
Com a ampliação da vacinação, a previsão é que 50 mil adolescentes sejam imunizados contra a dengue. O esquema de imunização é composto por duas doses, garantindo proteção contra os quatro tipos da doença. A decisão de antecipar a vacinação ocorre após uma baixa adesão no grupo dos menores com idade entre 10 e 14 anos, onde cerca de cem mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina.
Mesmo com a vacinação em andamento, a Secretaria de Saúde ressalta que a principal forma de prevenção contra a dengue é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro de casa. A cidade do Rio de Janeiro já registrou a primeira morte por dengue em 2025, sendo a vítima um homem de 38 anos que estava internado no Hospital dos Servidores.
Para facilitar o acesso à vacina, a imunização está disponível em todas as 239 unidades de atenção primária da cidade, bem como no Super Centro Carioca de Vacinação, localizado em Botafogo, Zona Sul, e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, no ParkShoppingCampoGrande, Zona Oeste do município. A iniciativa visa ampliar a proteção contra a dengue e reduzir os casos da doença na população carioca.