Congelar o pão para emagrecer e melhorar a saúde: entenda como funciona

congelar-o-pao-para-emagrecer-e-melhorar-a-saude3A-entenda-como-funciona

Congelar o pão é o truque que faltava para você emagrecer; entenda

Congelar o pão produz amido resistente, o que faz com que ele dê mais saciedade e gere menos impacto no açúcar sanguíneo. Do café da manhã ao jantar, o pão é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros. Como ele pode estragar rapidamente, muitas pessoas optam por comprá-lo e congelar, a fim de não precisar jogar fora. Mas será que isso estraga a qualidade nutricional desse quitute? A resposta é não.

Em um vídeo que viralizou, a influencer Beatriz Gónzales afirma que congelar o pão antes de comer faz bem para a microbiota intestinal. “Você é daqueles que congela o pão e descongela à medida que vai consumindo? Pois bem, devo dizer-lhe que está a alimentar as bactérias do seu intestino de uma forma muito saudável”. E mais: esse “truque” ainda pode te ajudar a emagrecer.

Para a nutricionista Juliana Andrade, do DE, congelar pão, bem como outras fontes de carboidratos, é uma estratégia interessante se a ideia é perder peso e manter a saúde. “O congelamento não reduz o teor total de carboidratos, mas pode alterar a forma como eles são digeridos e absorvidos pelo organismo. Isso acontece devido à formação de amido resistente”, diz.

A especialista explica que quando alimentos ricos em amido, como pão, arroz e batata, são cozidos e depois resfriados, parte do amido sofre um processo chamado de retrogradação, tornando-se amido resistente. “Esse tipo de amido não é digerido no intestino delgado, chegando intacto ao cólon. Lá, serve de alimento para as bactérias intestinais benéficas.”

Os benefícios citados pela especialista incluem a redução do índice glicêmico: o amido resistente provoca um menor pico de glicose no sangue, o que pode ser benéfico para controle do açúcar no sangue e prevenção da resistência à insulina. Além disso, proporciona maior saciedade, prolongando a sensação de saciedade, e melhora da saúde intestinal, atuando como prebiótico e alimentando bactérias benéficas do intestino.

Já leu todas as notas e reportagens publicadas hoje? Veja todas as notícias de Vida&Estilo. Siga a editoria no Instagram e acompanhe as notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp