Teste de carga em pilares: viaduto Mario Covas interditado em Belém

teste-de-carga-em-pilares3A-viaduto-mario-covas-interditado-em-belem

A avenida Mario Covas, na região metropolitana de Belém, teve o trânsito interditado nestas quinta e sexta-feira para a realização de testes nos pilares de sustentação do viaduto em construção. A interdição visa garantir a segurança dos veículos que passarão pela via, verificando a capacidade de suporte dos pilares.

O cruzamento da avenida Mario Covas com a avenida Três Corações, em Ananindeua, teve seu tráfego alterado devido à etapa do teste de carga da construção do viaduto. Este procedimento é padrão e visa avaliar a capacidade de suporte dos pilares sob o peso dos veículos que irão trafegar pelo local.

O teste de carga está sendo realizado pela equipe de engenharia do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e pela ConstruCop30, consórcio responsável pela obra. O método adotado foi o ensaio de carregamento dinâmico em estacas de fundação, capaz de determinar a carga mobilizada e avaliar a integridade das estacas.

Com 50% da obra concluída, o viaduto tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. Com 350m de comprimento e 7m de largura, proporcionará aos condutores da avenida Três Corações seguir pelo elevado em direção à rodovia BR-316, facilitando o fluxo de veículos na região.

O viaduto na avenida Mario Covas com a avenida Independência está 40% concluído, com previsão de entrega para maio de 2025. Com 350m de comprimento e 14m de largura, terá mão dupla, permitindo o tráfego sem interrupções. Motoristas que seguirem pela avenida Independência poderão passar livremente por baixo do viaduto, melhorando a fluidez do trânsito na região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp