Goiás foi selecionado para participar de um programa internacional de educação e tecnologia, apoiado pela Fórmula 1 e pelo British Council, com o objetivo de incentivar estudantes de ensino médio a seguir carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O programa, denominado “Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem”, abrange não apenas o Brasil, mas também o Reino Unido, a Índia e a África do Sul. O desafio visa combinar a emoção da F1 com a educação nas escolas, incentivando alunas e alunos a aprenderem Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na prática.
As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro e podem ser feitas pelo link: [abre.go.gov.br/circuitodaaprendizagem]. Durante o programa, os estudantes serão desafiados a realizar atividades de programação desplugadas ou plugadas, aplicando habilidades de pensamento computacional para identificar e resolver desafios das suas comunidades escolares.
O programa deve beneficiar mais de 6 mil estudantes e 500 professores no Brasil, com um foco especial em mulheres e jovens. A competição terá duas etapas entre fevereiro e maio, culminando em uma grande final, onde um painel de jurados avaliará os 10 projetos finalistas. A equipe ganhadora terá a chance de viver uma experiência única nos bastidores da Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025.
Parceria
Goiás foi escolhido para sediar o desafio devido à parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e o British Council, especialmente no projeto Codifica+, que já formou professores sobre disciplinas de pensamento computacional e programação. O Estado investe na formação continuada de professores para o uso de tecnologia, integrando o programa Start do Goiás Social, que possui mais de 20 laboratórios de robótica e iniciação tecnológica gratuitos.
O desafio também foca no engajamento de grupos sub-representados, garantindo que meninas se sintam estimuladas a seguir carreiras em STEM. Apenas 31% das posições em STEM no Brasil são ocupadas por mulheres.