Ônibus é incendiado em Guarujá (SP) em meio à greve dos motoristas: VÍDEO

onibus-e-incendiado-em-guaruja-sp-em-meio-a-greve-dos-motoristas3A-video

Motorista é ameaçado e ônibus incendiado no litoral de SP; VÍDEO

Condutor relatou que dois criminosos em motocicletas jogaram gasolina no
coletivo e, depois, o incendiaram.

Ônibus é incendiado perto de garagem no litoral de SP
[Ponto de Interrogação]

Ônibus é incendiado perto de garagem no litoral de SP

Um ônibus de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi incendiado nesta quinta-feira (30) em meio à greve dos motoristas de transporte coletivo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o condutor contou à Polícia Civil que dois motociclistas o ameaçaram, mandaram descer do coletivo e incendiaram o veículo. Ninguém ficou ferido.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o ônibus pegando fogo. De acordo com a SSP, o incêndio ocorreu na Rua José Ferreira Canaes. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 1h45 e conseguiu controlar as chamas.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região, José Alberto Torres Simões, o ônibus da City Transporte havia feito uma viagem fretada para a Riviera de São Lourenço.

O incêndio aconteceu a duas quadras da garagem da concessionária, responsável pelo transporte coletivo na cidade. O motorista está a caminho da empresa.

Segundo Simões, o condutor relatou que os dois suspeitos apareceram em um cruzamento e o abordaram, ordenando que descesse. A dupla reforçou que não se tratava de um assalto e, depois de subir no ônibus, jogou gasolina e ateou fogo.

O DE entrou em contato com a City, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem. A SSP disse que a perícia foi acionada e o caso registrado como incêndio e ameaça na delegacia da cidade.

PREFEITURA

1 de 2 Ônibus da concessionária ficou destruído por causa do incêndio em Guarujá (SP) — Foto: Antonio Carlos Evangelista dos Santos

Ônibus da concessionária ficou destruído por causa do incêndio em Guarujá (SP) — Foto: Antonio Carlos Evangelista dos Santos

Em nota, a Prefeitura de Guarujá lamentou profundamente os ‘atos de vandalismo’ contra o ônibus da concessionária de transporte coletivo e disse aguardar a apuração dos fatos pelas autoridades policiais competentes.

Assim que tomou conhecimento do caso, a administração municipal encaminhou uma viatura da Guarda Civil Municipal à garagem, onde também estavam viaturas da PM.

“O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Sales, e o secretário adjunto de Defesa e Convivência Social, Sérgio Zagarino, chegaram à garagem nas primeiras horas da manhã para se certificarem de que a circulação dos coletivos seria retomada, o que se concretizou por volta da 7h15”, diz o texto.

2 de 2 Carcaça do ônibus incendiado em Guarujá (SP) — Foto: Antonio Carlos Evangelista dos Santos

Carcaça do ônibus incendiado em Guarujá (SP) — Foto: Antonio Carlos Evangelista dos Santos

GREVE

No dia 17 de janeiro, a Prefeitura de Guarujá entrou na Justiça contra a concessionária City com um pedido de tutela cautelar após a empresa paralisar a circulação de algumas linhas.

Segundo a administração municipal, a tutela cautelar antecedente concedida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Guarujá, na última segunda-feira (20), determina que a City continue prestando os serviços sem interrupções, seja de forma parcial ou integral, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

Simões explicou que uma das principais razões para a greve foi o não pagamento, pela concessionária, de metade dos 40% referentes ao adiantamento mensal dos trabalhadores. No final de dezembro, a empresa alegou que a prefeitura tinha uma dívida com a concessionária, o que teria causado um desequilíbrio financeiro no contrato de concessão.

O vice-presidente do sindicato explicou que, após o incêndio, os ônibus não circularam até as 6h. A prefeitura e a Polícia Militar garantiram a escolta dos coletivos nos pontos finais e que não haveria mais risco, então a categoria voltou a cumprir a liminar depois disso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp