Filipe Luís: 2 títulos em 18 jogos no Flamengo, mais rápido que Jesus e Dorival

filipe-luis3A-2-titulos-em-18-jogos-no-flamengo2C-mais-rapido-que-jesus-e-dorival

Mais rápido que Jesus e Dorival: Filipe Luís conquista segundo título com apenas 18 jogos no Flamengo

O técnico venceu a Supercopa Rei ao derrotar o Botafogo na final; Filipe havia sido campeão da Copa do Brasil com apenas nove jogos no clube

Filipe Luís fala sobre grande histórico de Jorge Jesus: “Sou mais ou menos uma cópia dele”
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13309589.jpg]

Filipe Luís alcançou uma marca significativa com o título da Supercopa Rei conquistado neste domingo, contra o Botafogo, no estádio do Mangueirão, em Belém. Ele chegou ao segundo título pelo Rubro-Negro com apenas 18 jogos oficiais no comando.

Sem avaliar a representatividade de cada título, e sim os números, o retrospecto vitorioso de Filipe chama ainda mais a atenção no comparativo com os antecessores recentes – e campeões. Dorival Júnior precisou de 39 partidas para conquistar dois títulos, enquanto Jorge Jesus foi campeão duas vezes depois de 34 jogos. Tite conquistou apenas o Carioca.

Antes da Supercopa, Filipe foi campeão da Copa do Brasil com apenas nove partidas na nova função. Na ocasião, a conquista fez o treinador se tornar o segundo técnico que menos precisou de jogos oficiais para ser campeão pelo Flamengo no século XXI: ele só ficou atrás de Ney Franco, que conquistou a Copa do Brasil 2006 com oito jogos à frente do Rubro-Negro (sem contar amistosos).

Além disso, Filipe Luís – por enquanto – se iguala a Jorge Jesus com o famoso discurso: mais títulos do que derrotas. O treinador perdeu apenas um de seus 18 jogos oficiais e já conquistou dois títulos, da Copa do Brasil e da Supercopa.

Dorival acabou deixando o clube mesmo depois das conquistas. Jorge Jesus ficou por mais tempo e aumentou ainda mais a galeria de títulos: foram cinco no total em 57 partidas no comando do clube.

Filipe Luís chegou ao seu 14º título pelo Flamengo na sua trajetória dentro do clube, como atleta e, agora, treinador. Como jogador do Flamengo, o então lateral ergueu dez troféus: duas Libertadores (2019 e 2002); dois Brasileiros (2019 e 2020); duas Supercopas (2020 e 2021); dois Cariocas (2020 e 2020), além de uma Copa do Brasil (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2020).

Além dos dois títulos como treinador no time profissional do Flamengo, Filipe Luís acumula outras duas conquistas nas categorias de base: Copa Rio Sub-17 e Copa Intercontinental Sub-20, ambos pelo clube carioca.

*Os números são uma pesquisa de Guilherme Maniaudet e do Espião Estatístico.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp