Rodrigo Bacellar é reeleito presidente da Alerj por unanimidade: desafios à frente.

rodrigo-bacellar-e-reeleito-presidente-da-alerj-por-unanimidade3A-desafios-a-frente

Rodrigo Bacellar foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por unanimidade, com 70 votos a 0. A eleição ocorreu sem surpresas, em um processo com candidatura única. Esta foi a primeira vez na história em que um presidente da Alerj foi eleito por unanimidade. Bacellar, que representa o Partido União Brasil, permanecerá como presidente da Casa para o biênio 2025-2026, já que está em seu segundo mandato.

Com 44 anos de idade, esta não é a primeira vez que Rodrigo Bacellar assume a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele já havia sido eleito para o cargo em 2023. Além de Bacellar, a composição da nova Mesa Diretora da Alerj conta com outros membros, incluindo Guilherme Delaroli, Tia Ju, Zeidan, Célia Jordão, Rosenverg Reis, Dr. Deodalto, Franciane Motta, Giovani Ratinho, Índia Armelau, Rafael Nobre, Valdecy da Saúde e Renato Miranda.

Apesar da reeleição e do novo mandato à frente da Alerj, Rodrigo Bacellar enfrenta investigações por parte do Ministério Público. O deputado é alvo de pelo menos três investigações, sendo uma delas relacionada ao uso de um helicóptero de uma empresa investigada por lavagem de dinheiro e organização criminosa, a Zocar, durante seu mandato como secretário de Governo. Bacellar nega qualquer irregularidade e afirma prezar pela legalidade em suas ações como agente público.

Outras investigações envolvem questões relacionadas à moradia de Bacellar. O deputado possui imóveis no Rio de Janeiro e na Região Serrana, registrados em nome de um empresário beneficiado por um empréstimo junto a uma agência do estado. Bacellar afirmou que um dos imóveis foi adquirido em um processo judicial e que outro estava prestes a ser leiloado devido a dívidas. Além disso, o irmão de Bacellar, Nelson Bacellar, foi apontado como morador de um apartamento em Copacabana pertencente a um empresário com contratos com o estado.

Todas as investigações envolvendo Rodrigo Bacellar estão sob a responsabilidade da Procuradoria-Geral da Justiça. Enquanto isso, o dia a dia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro segue sob a liderança de Bacellar e sua equipe. A reeleição do deputado para a presidência da Alerj reforça seu papel de destaque no cenário político do estado e abre espaço para debates sobre sua atuação e os desafios que ele enfrentará no novo mandato. É importante observar como a população e os órgãos de controle reagirão às investigações em curso e às questões levantadas sobre a conduta de Bacellar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp