PT busca presidência da Comissão de Relações Exteriores para evitar palanque da direita

pt-busca-presidencia-da-comissao-de-relacoes-exteriores-para-evitar-palanque-da-direita

Relações exteriores: PT quer comissão para evitar palanque da direita

Líder do PT na Câmara dos Deputados espera que a definição das presidências das comissões ocorra antes do Carnaval

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou, nesta segunda-feira (3/2), que o partido irá lutar pela presidência da Comissão de Relações Exteriores para evitar que o colegiado vire um palanque para a “extrema direita”.

> “Tem algumas coisas que a gente vai fazer um esforço. De blindar, por exemplo, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Porque esse é um tema tão importante, tem um papel institucional tão importante, que não pode ser plataforma, se vir como plataforma da extrema-direita”, pontuou o líder do PT.

ENTENDA O CASO

– Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu a presidência da Câmara dos Deputados no último sábado (1º/2).
– Os partidos ainda estão realizando conversas para definir as presidências das comissões temáticas da Casa Legislativa.
– O PT espera presidir as comissões de Relações Exteriores e Educação.

A expectativa de Lindbergh Farias é que a presidência das comissões aconteça antes do Carnaval, que inicia em 1º de março. No entanto, não há uma data estabelecida para que isso ocorra.

O pedido pela Comissão de Relações Exteriores acontece em meio a nova gestão de Donald Trump nos Estados Unidos. O republicano chegou à Casa Branca no começo deste ano com uma série de medidas protecionistas, o que pode impactar o comércio brasileiro.

Nesta segunda, os líderes da Câmara realizaram a primeira reunião de líderes, onde começaram a definir as pautas e o novo ritmo de votação da Casa Legislativa durante a gestão de Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Vai começar um processo de conversa e negociação. Porque até sábado (1º/2) era eleição da Mesa Diretora, todo mundo nisso. Agora que começam as conversas. Antes do Carnaval, mas semana que vem não. É um processo de muita negociação”, destacou o líder do PT.

O partido também espera ficar com a Comissão de Educação, que foi presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG) no ano passado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp