Fábrica da Pioneer em Manaus será fechada em março com demissão de 172 trabalhadores, diz Suframa
Em reunião realizada nesta segunda-feira (3) com a Suframa, a companhia discutiu o processo de fechamento e as ações para a recolocação dos 172 colaboradores afetados.
A empresa DE do Brasil Ltda. vai fechar a fábrica da companhia japonesa na Zona Franca de Manaus (ZFM). A unidade, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro da Colônia Santo Antônio, zona Norte da capital, encerrará suas atividades em 31 de março de 2025.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (3) com a Suframa, a companhia discutiu o processo de fechamento e as ações para a recolocação dos 172 colaboradores afetados.
A fábrica, inaugurada em Manaus em 2003, se manteve focada na produção de equipamentos de áudio e vídeo, como aparelhos de som para veículos e reprodutores de DVD.
Durante o encontro, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, informou que a autarquia solicitará à Pioneer uma lista dos nomes dos funcionários para encaminhá-los a novas empresas com projetos de implantação na ZFM.
Para o processo de fechamento, a empresa contratou uma empresa de recursos humanos para realocar os 172 empregados. Atualmente, a fábrica opera em turno único, e todos os trabalhadores estão em aviso prévio, com garantia de pagamento de seus direitos e negociação de uma compensação indenizatória.
Após a reunião, Bosco Saraiva recebeu representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) e da Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas para compartilhar os detalhes discutidos. O presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, a secretária-geral Dulce Sena e a superintendente regional do Trabalho, Maria Francinete Correia de Lima, participaram do encontro.
O superintendente reiterou que a decisão de fechar a fábrica partiu da matriz no Japão, e a Suframa está focada em apoiar os trabalhadores na transição para novas oportunidades.
O DE não conseguiu contato com a empresa até a publicação desta matéria.