Representante da Libra, Casares vê caminho para reunificação dos clubes após venda de direitos
O presidente do São Paulo, Julio Casares, tem buscado a reaproximação com a LFU e defende com firmeza o desejo de um campeonato organizado pelas equipes. A possibilidade de uma união entre os clubes das duas ligas de futebol do país foi intensificada com o fim do processo de vendas de direitos de transmissão. Esse movimento pode acelerar o processo de reunificação e fazer com que o Campeonato Brasileiro seja finalmente organizado pelas próprias equipes.
Julio Casares, presidente do São Paulo e representante da Libra, enxerga com otimismo a perspectiva de união com a LFU, que conta atualmente com 11 times na Série A. A negociação recente da LFU com a Globo para os direitos de transmissão entre 2025 e 2029 mostra um avanço nesse caminho. Já a Libra havia realizado acordos semelhantes anteriormente.
Com a perspectiva de uma possível “superliga” que reúna as equipes da LFU e da Libra, Casares destacou a importância de trabalhar em conjunto pelo bem do futebol brasileiro. Essa união pode desencadear novas oportunidades, como acordos internacionais e uma gestão mais eficiente do Campeonato Brasileiro.
A criação da Libra em 2022 visava organizar o Brasileirão, mas posteriormente surgiram a Liga Forte Futebol e o grupo União, resultando na formação da Liga Forte União. Com essa nova fase de negociações em pauta, Casares acredita que o momento é propício para retomar a discussão sobre a gestão do campeonato pelas equipes.
A união das ligas não significa o fim da LFU e da Libra, mas sim a possibilidade de formar uma frente única em prol do futebol nacional. Casares ressalta a importância da colaboração entre os dirigentes das ligas e a necessidade de agir rapidamente para evitar a perda de tempo e a falta de competência.
Com o apoio de representantes da CBF e de outros presidentes de clubes, Casares está otimista em relação ao futuro do futebol brasileiro. A implementação de uma liga organizada pelas equipes pode representar um avanço significativo para o esporte no país e uma nova era na gestão do Campeonato Brasileiro. Os esforços conjuntos podem resultar em um cenário mais favorável para todos os envolvidos.