O leilão do Complexo Serra Dourada, que fica em Goiânia, está marcado para acontecer nesta terça-feira (4). Esse complexo é composto pelo Estádio Serra Dourada, que realizará 50 anos em 2025, e por áreas próximas, como o Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena), o Parque Poliesportivo e estacionamentos. O contrato, que determina a revitalização e gestão do complexo, terá duração de 35 anos, segundo o Governo de Goiás.
O leilão está previsto para as 13h40, em São Paulo, na sede da bolsa de valores B3 S.A. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o vice-governador, Daniel Vilela, estarão presentes no evento. As empresas participantes precisam comprovar capacidade de investir pelo menos R$ 215 milhões. Quem vencer o leilão assumirá a gestão do complexo no segundo semestre de 2025. Uma das exigências é que a concessionária tenha experiência na gestão de equipamentos semelhantes de arena e lazer.
O Estádio Serra Dourada foi construído pelo primo do governador Ronaldo Caiado, o ex-governador Leonino Caiado, e inaugurado em março de 1975. O objetivo do leilão é transformar o local em um espaço multiuso, capaz de sediar diversos tipos de eventos além de jogos e atividades esportivas, como atividades de lazer e feiras de negócios. Também está prevista a criação de um centro gastronômico e a oferta de serviços à população.
Inicialmente previsto para 4 de dezembro de 2024, o leilão foi remarcado para permitir a participação de mais investidores com propostas competitivas. Segundo informações da TV Anhanguera, apesar do adiamento, apenas uma empresa apresentou proposta, a gestora do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, que administra o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Os envelopes com a documentação e valor do lance foram entregues em janeiro e serão abertos no evento desta terça-feira.
A licitação do leilão é conduzida pelo Grupo de Trabalho Serra Dourada, que trabalhou no projeto entre 2023 e 2024. Esse grupo conta com a participação da Vice-Governadoria, da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), da Secretaria-Geral de Governo, da Secretaria de Administração (Sead) e da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias). A transformação do Estádio Serra Dourada promete ser um marco para Goiânia e um importante centro de entretenimento para os cidadãos.