Chuvas fortes causam alagamentos em São Paulo: região em estado de atenção. Confira as previsões e medidas de segurança!

chuvas-fortes-causam-alagamentos-em-sao-paulo3A-regiao-em-estado-de-atencao.-confira-as-previsoes-e-medidas-de-seguranca

São Paulo está em estado de atenção para alagamentos nesta terça (4/2) devido às fortes chuvas que atingem a cidade. Todos os bairros da capital, com exceção do Itaim Paulista, estão em estado de atenção devido às condições climáticas desfavoráveis. No entanto, a região do Itaim Paulista, localizada na zona leste da cidade, encontra-se em alerta máximo conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE).

Ao todo, foram registrados nove pontos de alagamentos intransitáveis na capital paulista, todos concentrados no bairro de São Miguel Paulista, também na zona leste. A situação das vias alagadas inclui locais como a Rua Amazonas, Rua Tietê, Rua Tietê de Lemos, entre outros, todos intransitáveis em ambos os sentidos. O CGE alerta que as áreas de chuva moderada a forte que atuam em Nazaré Paulista e Mairiporã estão se deslocando em direção à capital e devem atingir as zonas norte e leste inicialmente.

As previsões indicam que as chuvas devem perder força nos próximos dias devido à diminuição da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As pancadas de chuva devem ser rápidas e isoladas, principalmente durante as tardes. O portal Climatempo ressalta os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra devido ao solo encharcado. A quarta-feira e a próxima quinta-feira serão marcadas pela presença do sol, com temperaturas máximas em torno dos 30ºC.

O Jardim Pantanal, localizado na zona leste de São Paulo, foi uma das regiões mais afetadas pelas chuvas que atingiram o estado recentemente. Os moradores precisaram lidar com ruas inundadas, e muitos ainda enfrentam dificuldades mesmo dias após o temporal. A situação levou o prefeito a estudar a possibilidade de oferecer uma ajuda financeira para que os moradores deixem o bairro, devido à gravidade da situação.

Os moradores do Jardim Pantanal têm se mobilizado para ajudar as vítimas mais afetadas pela chuva, distribuindo água, colchões e outros itens essenciais. A solidariedade tem sido fundamental em meio às dificuldades enfrentadas pela comunidade. Para ficar informado sobre o que acontece em São Paulo, siga o perfil do DE SP no Instagram. Se desejar fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre São Paulo, entre em contato pelo WhatsApp do DE SP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp