Dois pilotos da Japan Airlines foram demitidos após consumo excessivo de álcool antes de voo

GettyImages-2172439591

Dois pilotos da Japan Airlines foram suspensos por sete meses pelo Ministério dos Transportes japonês após ingerirem álcool acima do limite permitido antes de um voo, o que causou o atraso de um voo em dezembro de 2024. A informação foi divulgada pelo jornal The Japan Times nesta terça-feira, 4.

De acordo com o Ministério, os capitães violaram as regras da companhia aérea ao consumir bebidas alcoólicas em quantidade superior ao permitido, mesmo sabendo das restrições, que proíbem o consumo de álcool 12 horas antes de um voo. Além disso, os pilotos forneceram explicações falsas sobre o ocorrido e tentaram ocultar o consumo de bebidas alcoólicas.

A Japan Airlines inicialmente anunciou uma redução de 30% no salário dos dois funcionários por dois meses, mas, seguindo as orientações do Ministério, a empresa tomou a decisão de demitir os capitães. A medida faz parte de um esforço maior para reforçar a segurança após o recente cancelamento de um voo de Dallas para Tóquio, que teve sua decolagem abortada quando um piloto causou distúrbios após consumir álcool em um hotel.

Em 2019, o Japão implementou regulamentações mais rígidas para combater o consumo de álcool entre os pilotos, em resposta a incidentes anteriores, como o caso de um copiloto da All Nippon Airways que foi flagrado com álcool no sangue acima do limite permitido, resultando no atraso de um voo doméstico. Em 2018, outro copiloto da Japan Airlines foi preso na Grã-Bretanha antes de um voo por estar com níveis de álcool no sangue quase 10 vezes superiores ao limite permitido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp