O Museu Goiano Zoroastro Artiaga, guardião e transmissor da cultura, da arte e da história de Goiás, celebra 79 anos nesta quinta-feira, 6, em meio a uma restauração abrangente. Situado na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, ele se destaca como um símbolo do estilo art déco da capital e integra o maior conjunto de edificações desse estilo no País.
Com um investimento de R$ 6,6 milhões do Governo de Goiás, a restauração, iniciada em novembro de 2024, busca restaurar as características originais do imóvel, ao mesmo tempo que aperfeiçoa a acessibilidade e a segurança. A intervenção inclui a recuperação da cobertura, alvenarias, elementos decorativos, pisos históricos, e também abrange melhorias na iluminação, museografia, telhado, drenagem e reforço estrutural.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que “essa restauração não apenas vai recuperar sua beleza original, mas também vai garantir que ele continue sendo um espaço acolhedor e acessível para a população.” O projeto contempla adequações às normas de segurança contra incêndios, proporcionando um ambiente seguro para os visitantes.
Acervo
O acervo, inaugurado em 1946, foi formado com doações do professor Zoroastro Artiaga e inclui peças de vários segmentos culturais e históricos do estado. Durante a restauração, as obras exigiram a transferência das peças para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde estão passando por desinfecção, higienização e futuro catalogamento.
O edifício, construção do engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky entre 1942 e 1943, foi transformado em museu em 1946 e homenageia Zoroastro Artiaga, um influente professor e geólogo. Em 1998, o museu foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual, e pelo Iphan em 2004.
A superintendente de Patrimônio da Secult, Bruna Arruda, enfatiza que o Zoroastro possui um papel fundamental na proteção do acervo arqueológico e na narrativa da história do estado. Convida-se a população a visitar o Museu Zoroastro Artiaga, que, após a restauração, continuará a ser um espaço vital para a preservação e promoção da cultura de Goiás.