Governo anuncia remoção de navios abandonados na Baía de Guanabara
Cascos de navios abandonados em Niterói e em outras partes da Baía devem começar a ser removidos a partir de julho.
Oitenta cascos de navios abandonados há anos na Baía de Guanabara serão removidos a partir do segundo semestre deste ano. O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que vai iniciar no próximo mês de julho a operação para retirar os cascos abandonados no Canal de São Lourenço, em Niterói e em outros pontos da baía em São Gonçalo e Rio de Janeiro.
A ação deve acontecer ao longo de 36 meses, com previsão para conclusão em julho de 2028.
A operação vai custar R$ 25 milhões, segundo a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, e também inclui o descarte final dos destroços de navios, que obstruem rotas de navegação na região.
Essa iniciativa é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a segurança da navegação na região. A remoção dos navios abandonados na Baía de Guanabara representa um grande avanço no cuidado com esse importante patrimônio natural.
É importante ressaltar a importância de ações como essa para garantir a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. A remoção dos navios abandonados vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a proteção da vida marinha.
O governo está demonstrando comprometimento com a questão ambiental e com a segurança da população ao realizar essa operação de remoção dos navios abandonados na Baía de Guanabara. A realização dessa ação demonstra a preocupação em manter o equilíbrio e a preservação dos ecossistemas marinhos da região.