Os interessados pelas artes circenses que desejam conhecer e até se profissionalizar podem participar de cursos oferecidos pela Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, em Goiânia. As turmas deste semestre são voltadas tanto para iniciantes, quanto para aqueles que já estudam e atuam na área.
As inscrições para o público geral devem ser feitas até a próxima terça-feira, 11, no site da instituição (clique aqui). Agora, aqueles profissionais que queiram integrar o Núcleo de Altas Habilidades, do Coletivo de Artes Visuais da unidade, devem se inscrever no mesmo endereço até o próximo sábado, 08, para concorrer a uma das 13 vagas. A previsão para o início das aulas é o mês de março.
Cursos de artes circenses
Na modalidade de capacitação, a instituição vai abrir cursos de Acrobacias Aéreas III, Malabares e Equilíbrios I e Acrobacias de Solo IV para pessoas que possuem no mínimo 14 anos de idade. O preenchimento das 20 vagas requer que os candidatos morem em Goiânia.
Durante o processo de seleção, todos serão submetidos a testes de aptidão física e a exercícios específicos que explorem alguns movimentos circenses.
Já na modalidade de qualificação profissional, os candidatos vão disputar 36 vagas divididas em turmas iniciante e avançado para crianças, jovens e adultos, respeitando as seguintes faixas de idade, de 09 a 10 anos, de 11 a 13 anos, e acima de 14 anos.
O processo de seleção para os novos estudantes está dividido em duas fases, inscrição no site com informações do candidato e a realização de testes de flexibilidade, de força e avaliação de habilidades corporais ou de movimentos específicos do circo.
As turmas vão ser abertas para os períodos da tarde e da noite, e os cursos vão ter a carga horária de 240h.
Os estudantes e os profissionais que atuam, no mínimo há dois anos na área, vão ter a oportunidade de aprimorar as habilidades circenses no Núcleo de Altas Habilidades, no Corpo Circense. A EFG Basileu França disponibiliza 13 vagas para adultos, de 18 a 40 anos.
Durante a formação, o estudante vai participar de atividades de malabarismo e manipulação de objetos, equilibrismo, artes cênicas, e de acrobacia área, de solo, mão a mão e trampolinismo. A seleção será feita na unidade, quando serão avaliados o nível dos candidatos e a capacidade de realização de movimentos específicos.