Manchester City contesta regras da Premier League em nova ação legal

manchester-city-contesta-regras-da-premier-league-em-nova-acao-legal

Manchester City entra com nova ação legal contra a Premier League

Clube contesta pela segunda vez as regras para Transações entre Partes
Associadas (APT)

Manchester City não inspira mais confiança como favorito na Champions

A crise entre o Manchester City e a Premier League está longe de acabar. O capítulo de agora é uma nova ação legal do clube contestando as regras para Transações entre Partes Associadas (APT). Essa é a segunda vez que o City toma uma medida do tipo sobre esse assunto.

Manchester City, clube de Pep Guardiola, entra com nova ação contra a Premier League

A Premier League confirmou na quinta-feira que o Manchester City deu início à uma nova arbitragem para contestar essas regras, que tratam sobre como os clubes estabelecem acordos de patrocínios ou receitas relacionadas à sua propriedade. A liga inglesa enviou uma carta aos outros clubes, em que revela que o City luta para que as novas regras sejam consideradas ilegais ou nulas.

Dos 20 integrantes da Premier League, 16 se posicionaram a favor de regras mais rígidas sobre as APT em votação em novembro do ano passado, e a proposta foi aceita. Aston Villa, Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest votaram contra.

O Manchester City, que tem como proprietário Sheikh Mansour, membro da família real de Abu Dhabi, processa desde junho a Premier League, acusando-a de “discriminação contra os proprietários do Golfo” e tentando pôr fim às regras APT. O objetivo da liga inglesa, segundo a própria, é que exista um equilíbrio maior entre empréstimos e outras transferências entre partes.

Representantes da Premier League e do Manchester City participaram de audiências na semana passada, perante o mesmo Tribunal Arbitral que analisou a disputa entre as partes sobre as regras anteriores de Transação de Partes Associadas. O City declarou vitória sobre o assunto, mas a liga inglesa se posicionou de maneira diferente e disse que ela que teve resultado positivo.

Enquanto isso, corre em paralelo a disputa do “Julgamento do Século”, em que o Manchester City é acusado de violações financeiras entre 2009 e 2018. Se for considerado culpado em algumas ou todas as acusações, o City poderá perder muitos pontos, ser rebaixado ou até mesmo expulso da liga.

Atual tetracampeão campeão, o Manchester City ocupa no momento o quinto lugar na tabela de classificação da atual edição do campeonato, com 41 pontos. O líder Liverpool tem 56. O próximo jogo do City é neste sábado, contra o Newcastle, sexto colocado na liga, também com 41 pontos. Acompanhe a partida em Tempo Real no ge.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp