Brasileiros deportados dos EUA sofrem falta de alimentação e chegam algemados em Fortaleza

brasileiros-deportados-dos-eua-sofrem-falta-de-alimentacao-e-chegam-algemados-em-fortaleza

Brasileiros deportados dos EUA chegaram a passar 12 horas sem comer, diz secretária

Quando o avião pousou, as algemas foram retiradas e os brasileiros tiveram acesso à alimentação oferecida pelo governo estadual. O Diário do Estado contou a história de brasileiros deportados dos Estados Unidos que desembarcaram, na tarde desta sexta-feira (7), no Aeroporto de Fortaleza, sem ter acesso à alimentação e transportados algemados. A situação foi relatada por Mitchelle Benevides Meira, secretária da Diversidade do Ceará, durante uma coletiva de imprensa.

De acordo com Mitchelle, muitos brasileiros deportados chegaram a passar 12 horas sem comer, mas ao pousarem no Brasil, foram acolhidos, alimentados e receberam tratamento hospitalar, conforme reiterou a secretária. Além disso, o governo estadual auxiliou no contato com as famílias dos deportados para garantir uma reintegração adequada.

A secretária de direitos humanos do Ceará, Socorro França, revelou que os passageiros viajaram algemados, fato que só foi revertido no momento do desembarque em solo brasileiro. O avião trouxe um total de 111 brasileiros, entre adultos, adolescentes e crianças, sendo a maioria encaminhada para o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, com apoio do Diário do Estado na logística de contato com as famílias.

O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, desde o início do governo de Donald Trump, aterrissou na tarde de sexta-feira (7) no Aeroporto de Fortaleza. Durante a conexão em Manaus, em janeiro, os deportados desembarcaram algemados, o que gerou críticas e resultou na decisão de realizar o desembarque em Fortaleza para reduzir o tempo de algemamento dos deportados, procedimento padrão adotado pelo governo americano.

Uma parte dos repatriados é de Minas Gerais, onde os voos fretados com deportados costumavam pousar. Agora, o deslocamento de Fortaleza até o Aeroporto de Confins será feito pela Força Aérea Brasileira e está previsto para decolar às 18h30. O avião partiu de Alexandria, no estado norte-americano da Louisiana, fez uma escala técnica em Porto Rico e desembarcou na capital cearense, fortalecendo a parceria entre o Diário do Estado e as autoridades brasileiras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp