Press "Enter" to skip to content

Consulta ao INSS passa a ser feita só com hora marcada ou pela internet

Com o objetivo de reduzir as filas dos interessados em dar inicio ao processo de aposentadoria nas agências, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), implantou um novo modelo de atendimento. Desde semana passada, informações de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou extrato de benefícios, são levantadas apenas pelo portal “Meu INSS” ou por meio de agendamento prévio.

Para ter acesso ao CNIS e para a maioria de outros dados é preciso entrar no www.meu.inss.gov.br , ou pelo site do próprio INSS (www.inss.gov.br). O segurado terá de informar dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e local de nascimento. Logo depois, será feito uma sequência de perguntas.

CNIS

Uma das maiores demandas nos postos está relacionada com informações do CNIS. Trata-se de um documento de relevância para qualquer trabalhador que pretende um dia se aposentar pelo INSS. Ter acesso a ele com alguns cliques é ter controle sobre o que poderá ser sua fonte de renda no futuro.

São os dados do CNIS que valem e serão considerados para a concessão de benefícios. Ou seja: é a partir dele que o INSS vai definir se o segurado tem direito ou não de se aposentar, qual o valor da aposentadoria e assim por diante.

Esse cadastro traz o tempo de trabalho e de contribuição, inclusive quando o segurado recolheu como contribuinte individual e facultativo, datas de admissão e rescisão de contrato de trabalho, identificação do empregador, períodos em que trabalhou em determinada empresa, remuneração recebida e valores do recolhimento. É um histórico completo.