Águia da PM ‘pesca’ banhistas que ficaram à deriva no mar no litoral de São Paulo; VÍDEO
Dois homens, de 24 e 56 anos, foram resgatados no mar em Guarujá (SP). Banhistas tentavam fazer a travessia entre a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo pelo Mar, mas se cansaram no trajeto.
A dupla foi resgatada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), no mar de Guarujá, no litoral de São Paulo. Eles se cansaram enquanto nadavam entre duas praias e entraram em situação de risco de afogamento.
Imagens registraram o momento em que a dupla foi salva com o auxílio de um puçá, um cesto utilizado pela corporação para resgates.
Segundo a Polícia Militar, os banhistas estavam no Mirante das Galhetas, na Praia das Astúrias, e tentaram chegar nadando à Praia do Tombo na tarde do último domingo (9), mas cansaram durante o trajeto de até 2 km de distância.
A corporação informou que a equipe do Águia 7, que realizava patrulhamento na região, foi acionada sobre a situação dos homens por um grupo de pescadores que estava na encosta.
Os homens foram resgatados sem ferimentos e levados à faixa de areia. No local, eles informaram que ficaram à deriva devido às correntes marítimas, não conseguindo progredir ao destino ou retornar para a praia de origem.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias. A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Alguns cuidados são essenciais ao entrar no mar, como evitar praias com sinalização, não entrar se não souber nadar ou se ingerir bebidas alcoólicas, além de manter-se com água abaixo da linha da cintura para prevenir acidentes. A conscientização e o conhecimento dos perigos marítimos são fundamentais para garantir a segurança de todos os que frequentam as praias.