Moradores do Jardim Pantanal, em São Paulo, lidam com lixo após enchente

moradores-do-jardim-pantanal2C-em-sao-paulo2C-lidam-com-lixo-apos-enchente

Após uma semana embaixo d’água, moradores do Jardim Pantanal, em São Paulo, sofrem com lixo deixado pela enchente. A Prefeitura de São Paulo informou que retirou 800 toneladas de material e resíduos e que equipes trabalham na limpeza dos bairros.

Após mais de uma semana embaixo d’água, os moradores do Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo — que ainda estão se recuperando da enchente — enfrentam um novo problema nesta segunda-feira (10): o lixo. As enchentes não são novidades pela região, formada por 13 bairros, e já fazem parte do cotidiano dos moradores desde os anos 80.

Segundo as famílias, a água baixou somente no domingo (9), quando os estragos puderam ser contabilizados. As mobílias e os eletrodomésticos estragados foram retirados das casas afetadas pelas fortes chuvas e colocados nas ruas. A dona de casa Patrícia Alves da Silva contou à TV Globo que perdeu tudo durante a enchente e que “não sobrou nada”, sendo necessários três a quatro caminhões para retirar o entulho e o lixo.

A autônoma Maria Lindinavla Batista também afirmou que perdeu a cama, três guarda-roupas e metade de um armário na enchente. “Estou dormindo no chão com os colchões que eu peguei da prefeitura. Agora, está na mão de Deus. Esperando doações […] Não estamos em condições de comprar a cama”, contou. Na quinta (6), o DE visitou o Jardim Pantanal e encontrou uma família ilhada, morando no telhado da residência. Improvisada com material de feira, uma grande barraca armada no teto abrigava Vânia Alves e os cinco netos.

A administração municipal ainda disse que está ajudando os moradores com um cartão emergencial de R$ 1 mil e com doações de alimentos, água e colchões. O Jardim Pantanal, localizado na divisa com Guarulhos, é uma região que sofre constantemente com enchentes devido à ocupação irregular e desordenada da cidade. Com 45 mil moradores, o bairro está beira do Rio Tietê, onde o rio corre devagar e faz curvas, tornando-o vulnerável a inundações.

Apesar dos esforços das autoridades locais para evitar novas enchentes, a situação persiste e os moradores continuam enfrentando as consequências das fortes chuvas. Com investimentos em obras de drenagem e prevenção de cheias, a esperança é de que o Jardim Pantanal possa superar esses desafios e oferecer condições melhores de vida para seus moradores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp