Sagui-caveirinha em extinção morre atropelado em SP: veterinário raro e estudo genético.

sagui-caveirinha-em-extincao-morre-atropelado-em-sp3A-veterinario-raro-e-estudo-genetico

Sagui ameaçado de extinção morre após ser atropelado no interior de SP

Em 30 anos de profissão, veterinário nunca havia visto o sagui-caveirinha. O corpo do animal foi congelado e será doado para fins de estudo

DE — Um sagui-da-serra-escuro, também conhecido como sagui-caveirinha, morreu após ter sido atropelado na via que liga a Rodovia Anhanguera até Santa Cruz da Conceição, na região de Pirassununga, no interior de São Paulo, nesse domingo (9/2).

O veterinário Rodrigo Levy, que realizou os primeiros socorros no macaco e tentou salvá-lo, explicou que é uma raridade encontrar um animal da espécie. Ele afirmou ao DE que, em 30 anos de profissão, nunca havia visto um. “É uma agulha no palheiro”, disse.

O sagui foi encontrado por uma moradora de Pirassununga, que estava trabalhando em sua van escolar na estrada quando avistou o animal. Ela ligou para o veterinário, que a orientou a levar o macaquinho de imediato para a clínica. Quando o sagui chegou à clínica, ele estava inconsciente. O médico veterinário realizou os primeiros socorros, mas o animal não resistiu. Após o óbito, Levy congelou o corpo do animal e acionou a Polícia Ambiental para registrar a ocorrência e procurar um Centro de Pesquisa Genético que o recebesse.

O corpinho do sagui vai ser doado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Univap, em Jacareí, onde passará por um estudo genético para fins de estudo científico.

Rodrigo Levy fez um apelo para que os motoristas tomem cuidado com os animais silvestres nas estradas.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp