Aeroporto de Sorocaba acumula 4 incidentes com aeronaves em 1 ano, mas segue processo de internacionalização

aeroporto-de-sorocaba-acumula-4-incidentes-com-aeronaves-em-1-ano2C-mas-segue-processo-de-internacionalizacao

Aeroporto onde avião fez pouso de ‘barriga’ acumula quatro incidentes com aeronaves em um ano

Em todos os casos registrados no Aeroporto estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), ninguém ficou ferido. Local passa por processo de internacionalização.

Aeroporto de Sorocaba soma quatro incidentes com aeronaves em um ano — Foto: Marcel Scinocca/de/Arquivo

O aeroporto de Sorocaba (SP), onde um avião fez um pouso de “barriga” na manhã desta segunda-feira (10), acumula quatro incidentes com aeronaves em um ano. Em nenhum dos casos houve feridos.

No último caso registrado no aeroporto estadual Bertram Luiz Leupolz, nesta segunda-feira, a aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, prefixo PT-OQY, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Durante a manobra, o avião teve problemas no trem de pouso e arrastou a “barriga” na pista por aproximadamente 500 metros. A situação do pouso provocou um princípio de incêndio, que foi rapidamente contido pela brigada do local.

A aeronave saiu de Mandaguaçu, no interior do PR, com destino à cidade paulista com quatro pessoas a bordo: o piloto, o copiloto e outros dois ocupantes. Um dos passageiros é João Noma, dono de uma concessionária da Toyota em Maringá e proprietário do avião.

Há pouco mais de um mês, outro avião ficou enroscado na pista após o chão ceder e a roda ficar presa no buraco. O incidente ocorreu por volta de 7h30 de 23 de dezembro de 2024.

Naquela ocasião, a Rede VOA, empresa gestora do aeroporto, informou que a aeronave Bombardier, modelo BD-700-1A10, ano de fabricação de 2005, prefixo PS-MAK, ficou “imobilizada no ponto de giro da cabeceira 19, no Aeroporto de Sorocaba. Foi relatado que, durante os procedimentos para decolagem, a pista cedeu, resultando no afundamento parcial da aeronave.

A pista precisou ser interditada para pousos e decolagens enquanto funcionários faziam a remoção da aeronave.

Em junho do ano passado, uma aeronave arrastou o bico na pista ao aterrissar no aeroporto de Sorocaba. O avião Gulfstream 690D Turbo Commander, prefixo PT-WLD, apresentou problemas no trem de pouso, na manhã de 12 de junho do ano passado.

Conforme apurado pela TV TEM, o piloto havia informado sobre um alerta de problema no trem de pouso no painel e emitiu um sinal de emergência para pousar em Sorocaba, desviando a rota de Jundiaí (SP), onde havia decolado, com destino a Fazenda Guiné, em São Roque de Minas (MG).

O quarto incidente foi registrado há um ano, quando o avião modelo Piper Aircraft, fabricada em 1984, prefixo PS-LEI, com capacidade para nove pessoas, também pousou de “barriga”. O incidente ocorreu na tarde de 5 de fevereiro de 2024. Duas pessoas estavam na aeronave, sendo o piloto e o copiloto.

Imagens feitas logo após o incidente destacam a aeronave com o bico no chão, mostrando que o problema ocorreu no trem de pouso.

De acordo com a empresa responsável pela aeronave, o avião fazia um voo teste de rotina e apresentou problema no trem de pouso na aterrissagem.

Aeroporto Internacional

O aeroporto de Sorocaba está passando por um processo de internacionalização. Segundo a Rede Voa, concessionária que administra o espaço desde 2022, o trâmite ainda está em fase de tratativas com órgãos do governo federal e estadual.

No mês passado, a Rede Voa informou ao De que fez uma reunião com técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e que aguardava o parecer da companhia sobre a visita ao aeroporto.

Como o processo ainda está em tramitação, o local não está habilitado a receber voos de passageiros e cargas de outros países.

Situação que vai de encontro com a divulgada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que, ainda em janeiro, publicou em suas redes sociais que o processo já havia sido finalizado. No entanto, segundo a Rede Voa, a internacionalização do aeroporto da cidade não está concluída.

Na publicação, Manga disse que, a partir da mudança, celebridades internacionais poderiam pousar no aeroporto da cidade. A versão da empresa responsável é de que, caso o aeroporto atinja o status de internacional, o que mudará é que o local poderá receber aeronaves internacionais para a realização de manutenção nos hangares, mas não voos.

O aeroporto de Sorocaba é um dos principais do Brasil em manutenção de aeronaves executivas, com 22 mil operações de pouso de decolagem por ano.

Prefeito de Sorocaba (SP) divulgou que processo de internacionalização do aeroporto da cidade já estava concluído. Concessionária diz que processo ainda não foi finalizado — Foto: Redes Sociais/Divulgação

Veja mais notícias da região no De

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp