Homem é preso após denúncia de maus-tratos a cães em São José do Rio Pardo
Equipes encontraram cinco cães de grande porte dentro de uma pequena baia. No local não havia ração, apenas um balde com água quente.
A Polícia Civil prendeu um homem em São José do Rio Pardo (SP) na segunda-feira (10), após receber uma denúncia do Ministério Público sobre maus-tratos a animais. A identidade do suspeito não foi divulgada.
Equipes da polícia e do setor de Bem-Estar Animal estiveram no local no Jardim São Bento e constaram que dentro de uma pequena baia havia cinco cães de grande porte. O espaço era incompatível com a quantidade e tamanho dos animais. Além disso, o local não oferecia abrigo adequado aos cães, que estavam expostos ao sol e à chuva.
As equipes também não encontraram ração para os cães, apenas um balde com água quente, informou a polícia. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia de Casa Branca (SP), onde permaneceu à disposição da Justiça. Segundo a polícia, ele não apresentou advogado. A prefeitura informou que, graças à colaboração das equipes, conseguiu garantir que os animais recebam a atenção necessária.
Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em locais pequenos, sujos, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta são atos definidos como maus-tratos. A Lei de Crimes Ambientais prevê a pena dois a cinco anos de prisão por maus-tratos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) ou na delegacia do município.