A empresa Tools for Humanity anunciou, nesta terça-feira, 11, a suspensão do serviço de escaneamento de íris no Brasil. A medida ocorre após determinação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que já havia proibido o pagamento pela coleta dessas informações por meio do projeto Rede World.
Em nota, a empresa afirmou que respeita a decisão da ANPD e, embora tenha recorrido para tentar reverter a medida, decidiu interromper voluntária e temporariamente as verificações de íris no país. Apesar da suspensão do serviço, as unidades físicas do projeto seguem abertas. A companhia também pediu desculpas a quem buscava o atendimento.
“A World segue comprometida em cumprir as leis dos mercados onde opera e continuará trabalhando para garantir transparência e entendimento público sobre esse serviço essencial, que busca aumentar a segurança e a confiança online na era da IA”, declarou a empresa.
Até 29 de janeiro, cerca de 500 mil pessoas já haviam escaneado suas íris em troca de criptomoedas na cidade de São Paulo.