Unidades de saúde passam a fazer teste rápido para dengue do tipo A a partir desta quinta-feira, em Presidente Prudente
Exames repassados pelo Estado serão distribuídos entre as 27 UBSs e ESFs.
1 de 1 Teste rápido para dengue do tipo A será realizado em Presidente Prudente (SP) — Foto: Adobe Stock
Teste rápido para dengue do tipo A será realizado em Presidente Prudente (SP) — Foto: Adobe Stock
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) inicia nesta quinta-feira (13) a realização de 24 mil testes rápidos de detecção de dengue para sintomáticos do Grupo A da doença, em Presidente Prudente (SP)
Os exames serão distribuídos entre as 27 unidades de saúde do município, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Segundo a secretária da pasta, Débora Tiezzi, os testes podem ser realizados por pessoas que estejam entre o 1º e o 5º dias de sintomas da dengue clássica, de 2 a 65 anos, sintomáticos do Grupo A.
Ela explicou que os 24 mil testes enviados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo auxiliarão na assistência e no acompanhamento aos pacientes e até poderão prevenir a evolução de agravantes, como a dengue do tipo B, por exemplo.
Também segundo Débora Tiezzi, mesmo que o resultado do teste rápido dê negativo, o paciente deverá continuar sob acompanhamento.
Ela ressaltou que o teste rápido não substitui a sorologia, ou seja, o exame de sangue que confirma o diagnóstico, positivo ou negativo, para a dengue.
“Os pacientes acompanhados nas UBSs e ESFs, com suspeita de dengue, precisam realizar a sorologia no sétimo dia, conforme a orientação que recebem das unidades de referência. É esse exame que confirma se eles tiveram ou não a dengue. Pelo resultado da sorologia, também podemos analisar as áreas mais afetadas da cidade, planejar as ações e estratégias”, explicou.