Ex-padre saletino é preso por abuso sexual contra adolescente de 14 anos no Paraná; crimes eram cometidos em passeio, diz polícia
Prisão aconteceu nesta terça-feira (11). Conforme investigações, ele convencia a família da vítima a autorizar que o adolescente fosse a passeios com ele em área rural. Defesa disse que homem é inocente.
Washington foi condenado a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado — Foto: Redes sociais
Washington Luís de Abreu Crecencio, de 51 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (11), em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, por abusar sexualmente de um adolescente de 14 anos enquanto desempenhava a função de padre saletino – função da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.
O ex-padre saletino foi preso por policiais civis durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido na segunda-feira (10).
O DE apurou que o caso começou a ser investigado em 2020, época em que Washington atuava na congregação em uma área rural de Santo Antônio da Platina.
A apuração também mostra que, por conta do abuso sexual, Washington foi condenado em um processo sigiloso, por envolver um adolescente, a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado. A condenação foi por estupro de vulnerável e por fornecimento de bebida alcoólica à adolescente.
Após ser preso nesta terça-feira (11), Washington foi levado para a cadeia pública de Andirá e depois deve ser transferido para cadeia pública de Ibaiti, local que é específico para condenados por crimes contra dignidade sexual.
Os advogados Fábio Silva Mattos Melle e Luiz Henrique Furletto Picoloto, que defendem o ex-padre saletino, disseram que o preso é “mais um inocente condenado”.
> “Inexistem provas nos autos que dê a certeza absoluta para um pleito condenatório. Com toda certeza o tempo, como em inúmeros casos de injustiça demonstrado em nosso país, aclarará o erro no julgamento do nosso cliente”, informou a nota.
Conforme o padre Leonir Nunes dos Santos, responsável pela Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, Washington perdeu o posto de sacerdote há dois anos por conta das investigações.
Leia também:
Transtorno: Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído na beira de rua durante obra de pavimentação
Acidente: Piloto morre e moto esportiva fica completamente destruída após colidir com carro que tentava acessar chácara no Paraná
Onda de calor: 32 municípios do Paraná estão sob alerta de perigo, com temperaturas que podem atingir 5°C acima da média; veja cidades
ABUSOS ACONTECIAM EM PASSEIO, DIZ DELEGADO
Padre é preso após ser condenado por abusar sexualmente de adolescente no Paraná
Segundo o delegado Rafael Pereira, o caso começou a ser investigado depois que a mãe do adolescente procurou a polícia. Ela disse que o filho era coroinha na congregação e foi abusado duas vezes pelo padre.
Durante as investigações, a polícia descobriu que Washington convencia a família do adolescente a autorizar que o jovem o acompanhasse em passeio em áreas rurais de Santo Antônio da Platina e Carlópolis.
> “Foram ouvidas as testemunhas e a própria vítima em depoimento especial. Com isso, soubemos que próximo a esse local, o padre ia oferecer bebida alcoólica pra deixar a vítima embriagada e ali cometia os abusos sexuais”, disse o delegado.
Durante as investigações, de acordo com Pereira, a polícia identificou um outro caso de abuso suspeito, contra um jovem de 19 anos na cidade de Jaguariaíva. A apuração do caso continua em andamento.