Preços de ar-condicionado e ventilador caem mesmo com onda de calor

air-conditioner-233953_1280

Mesmo com as altas temperaturas registradas no Brasil, os preços de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores estão mais baixos. De acordo com o Índice Fipe/Buscapé, o valor dos equipamentos de climatização no e-commerce apresentou queda em janeiro.

O ar-condicionado registrou redução de 1,3% em comparação com dezembro e acumula recuo de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2024, o cenário era diferente, com alta de 25,7% em um ano devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda. Já os ventiladores ficaram 4,6% mais baratos no último ano.

A queda nos preços desses produtos impactou o segmento de eletrodomésticos como um todo, que apresentou redução de 3,8% no período. Segundo Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco Pan, fatores como logística, oferta, demanda e lançamentos influenciam essas variações. “Mesmo em meio ao calor intenso, os valores dos aparelhos de ar-condicionado seguem em baixa, o que representa uma oportunidade de compra”, afirmou.

Uma nova onda de calor, iniciada na última quarta-feira, 12, deve afetar principalmente as regiões Sudeste e Sul, além de partes do Centro-Oeste e Nordeste. O aumento das temperaturas tende a impulsionar ainda mais a demanda por equipamentos de climatização.

O levantamento também apontou que os preços dos produtos eletroeletrônicos tiveram uma queda anual de 3,2% em janeiro de 2025, embora tenham subido 0,44% em relação a dezembro. O pesquisador da Fipe, Sérgio Crispim, destaca que esse movimento está sendo influenciado pela desvalorização do real e pode se reverter nos próximos meses. “Se essa tendência persistir, a variação anual pode se tornar positiva ainda no primeiro semestre de 2025”, explicou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp