Futebol Americano: Brasil vence Estados Unidos e é campeão em torneio
A Seleção Feminina de Futebol Americano sagrou-se campeã do Coffee Bowl. O torneio reuniu as seleções de Brasil, EUA, Honduras e Colômbia.
Entre os dias 14 e 16 deste mês, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol Americano [https://www.instagram.com/brasil_oncas/?hl=en], que recebe o apelido de Brasil Onças, venceu o Coffee Bowl. Além do Brasil, EUA, Honduras e Colômbia disputaram a competição. A campanha teve 100% de aproveitamento, com duas vitórias em dois jogos. Além disso, o Brasil não sofreu pontos no duelo.
O Coffee Bowl foi a primeira competição da história da equipe feminina fora do país. Na partida de estreia, o Brasil venceu a seleção dos Estados Unidos por 14 x 0, e no segundo confronto, contra Honduras, venceu por 28 x 0. O elenco da Seleção Brasileira contou com 10 atletas do Distrito Federal: QB Alicia Arcangelo, RB Isadora Assis, OL Ananda Arcangelo, OL Nathalia Ventura, OL Cecília Campos, WR Luciana Benetti, WR Stefany Sales, DB Luísa Miranda, DB Maira Schuck, e DB Eduarda Rodrigues.
Em entrevista ao DE, o head-coach Raphael Negreiros disse que o placar da vitória contra os Estados Unidos poderia ter sido ainda mais elástico. ”As meninas jogaram muito, muito bem. O placar do primeiro jogo, inclusive, não reflete o desempenho do Brasil. Acho que a gente foi bastante superior a 14 x 0″, diz. ”A gente rodou todo mundo, todas as meninas jogaram, não só as titulares jogaram a maior parte do tempo. Então assim, talvez deixando as principais mais tempo, a gente provavelmente teria feito mais pontos”, complementa Raphael Negreiros.
Os técnicos Rafael Negreiros e James Springfield também atuam na equipe Tubarões do Cerrado. O staff contou com mais duas brasilienses: Adna Rodrigues e Nathalia do Vale.
O primeiro jogo oficial da Seleção Feminina de Futebol Americano aconteceu em 2023, contra os Estados Unidos. A partida foi válida pelo Unity Bowl e terminou com vitória brasileira por 10 x 6.
Raphael Negreiros relembra a primeira vitória contra os EUA, em 2023, e diz que a campanha da Seleção é fora de série para um país que pratica a modalidade de forma amadora. ”Ganhar mais uma vez é legal, mostra que não foi uma vitória do acaso. Eu acho que essa parte talvez seja a melhor de todas. A gente tem três jogos, três vitórias. Dentro do contexto de esporte amador, pra gente isso é muito absurdo. Então o sentimento geral é muito bom”, conta. O treinador adianta que os compromissos da Seleção Brasileira serão voltados para mais um jogo ainda em 2025 e que a pretensão é que aconteça no Brasil. A equipe ainda terá um ”training camp”, entre os meses de maio e junho, período que se reúnem apenas para treinar.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!